Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ampliação do número de leitos exclusivos para Covid-19 reduz taxa de ocupação em hospitais

Após o registro do percentual de 69,32% (leitos clínicos), e de 89,02, (UTI adulto). Os índices apresentam queda, com ocupação de 57,2% (leitos clínicos), e 80,9% (UTI adulto).

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
06/03/2021 14h46

Estado trabalha para assegurar um total de 1.270 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com o novo coronavírusNa manhã deste sábado (6), os índices de taxa de ocupação de leitos dos hospitais públicos estaduais registram queda. Esta semana, os percentuais de ocupação dos leitos clínicos chegaram a alcançar 69,32% e os de UTI adulto 89,02%. Hoje, o índice de ocupação das UTI’s é de 80,9% e o de leitos clínicos chega a 57,2%. A redução é reflexo do aumento do número de leitos determinado pelo Governo do Estado. Uma medida anunciada pelo governador Helder Barbalho, na última quinta-feira (4). 

“Nós estamos abrimos 50 leitos no regional de Castanhal, sendo 20 leitos de UTI e 30 clínicos; 100 leitos clínicos no Hospital de Campanha de Hangar; 10 leitos de UTI em Redenção; Em Marabá, 18 UTIs e 26 leitos clínicos; Em Altamira, serão mais 30 leitos clínicos”, informou o Rômulo Rodovalho, secretário de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

Ele afirmou que as aeronaves seguem à disposição para os serviços necessários. “Hoje, estamos com o olhar das aeronaves direcionado à região oeste e região do Xingu. Caso seja necessário, temos uma boa retaguarda no Regional do Tapajós, que consegue cobrir a região e, assim, nós esperamos que, com o passar dos dias, o número de internações e de casos confirmados comece a cair.

No total, serão implementados mais 234 leitos reservados para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus, totalizando 1.270 leitos exclusivos para Covid-19 no Pará. 

Programa Policlínica Itinerante garante atendimentos nos polos do Mangueirinho, Hangar e no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL)“É importante ressaltarmos a estratégia de gestão que está sendo antecipada para evitar um colapso do sistema de saúde, estamos prudentes na abertura de leitos, abrindo conforme a necessidade. Desde ontem, nós iniciamos a implementação dos 234 leitos novos, e até a próxima quarta-feira (10), todos já devem estar implementados. Com isso, já tivemos o reflexo imediato nas taxas de ocupação. Assim nós seguimos. Temos ainda mais uma estratégia de contingência, nós podemos virar a chave de vários hospitais regionais para atender exclusivamente à Covid-19, mas é exatamente o que nós estamos trabalhando para que não aconteça. Estamos reforçando nossas policlínicas, reforçando atendimento de casos leves e moderados, internando os pacientes de forma rápida, precoce, para que esses pacientes não agravem e cheguem a necessitar de um leito de UTI e assim nós esperamos não ter que virar a chave dos nossos grandes hospitais regionais”, ressaltou o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde do Estado, Sipriano Ferraz. 

A Policlínica exclusiva para casos de Covid - A Policlínica Metropolitana de Belém retomou o atendimento exclusivo para pacientes com sintomas de Covid-19 neste sábado (06). Serão 600 atendimentos por dia, de domingo a domingo. 

Neste sábado (6), o Pará registra queda nas taxas de ocupação, com percentual de 80,9% em UTI’s; e 57,2%, em leitos clínicos Outros três polos de atendimento também estão em funcionamento no Mangueirinho, Hangar e NEL (Núcleo de Esporte e Lazer). A ideia é chegar a 1.450 atendimentos por dia e, com isto, aliviar as portas de entrada e a pressão nas unidades de pronto atendimento e prontos-socorros da Região Metropolitana de Belém (RMB). 

O atendimento será para pessoas que buscam assistência na fase inicial da doença, com sintomas leves e moderados, como tosse, febre, ausência de paladar e olfato. Como não se trata de um espaço para serviço de urgência e emergência, vai atender somente casos de baixa e média complexidade, avaliados por uma equipe qualificada. Caso haja necessidade, os pacientes serão encaminhados para hospitais ou UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

“A estratégia é poder ampliar o número de atendimentos para que possamos com conforto e com responsabilidade garantir a aqueles que estejam com sintomas de Covid-19. Um atendimento rápido com laudos, e encaminhamento para o devido atendimento e tratamento. Estamos ampliando as ações da Policlínica e, além disso, ampliando a oferta de leitos clínicos, de leitos de UTI, para garantir em todo o Pará, que todos aqueles que precisem de atendimento, que precisam do sistema de saúde do Estado possam ter o devido atendimento e possam ter a garantia da assistência”, finalizou o governador, Helder Barbalho.