Pará vai sediar encontro de Defesa Sanitária Animal
O Pará vai sediar o V Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal - Endesa 2017, que vai acontecer de 4 a 8 de dezembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Na manhã desta sexta-feira, 24, o governador Simão Jatene recebeu os representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que estão em Belém para montar um grupo de trabalho para a organização do evento que reúne cerca de mil profissionais, nacionais e internacionais, que atuam na área da defesa sanitária.
O diretor do Departamento Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, explicou que o grupo de trabalho será formado por representantes do governo do Pará, do setor privado e do próprio ministério para organizar o encontro onde são apresentados à sociedade e aos profissionais, o trabalho que é desenvolvido no setor e os desafios que devem ser enfrentados nos próximos dois anos.
"Temos muito o que avançar, mas também temos muitas conquistas a comemorar, como a erradicação da febre aftosa e o país livre de influenza aviária. Temos as melhores condições sanitárias internacionais, o que nos possibilita prospectar ainda mais o agronegócio e dar condições para o nosso setor privado se organizar e crescer", avaliou Guilherme Marques, que estava acompanhado de Clésio Souza, superintendente do mesmo departamento.
Na conversa com o governador, Guilherme revelou que o Ministério da Agricultura já vem trabalhando, há praticamente 2 anos, em cima da revisão do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. A intenção do Mapa é conseguir que o Brasil seja reconhecido como livre a aftosa sem vacinação, considerado o maior status em relação ao controle da doença. "Como esse é um plano hemisférico, a tendência é que as Américas sejam o primeiro continente livre da aftosa no mundo e para isso o Brasil e o estado do Pará têm uma grande contribuição, já que são grandes potências no setor", avaliou.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento trabalha 0para apresentar os resultados do estudo em reuniões e circuitos pecuários que devem ser realizados a partir do segundo semestre, por todo o Brasil. "Na próxima semana temos uma reunião com todas as federações de agricultura do país, as autoridades sanitárias e secretários de agricultura, para dar conhecimento do trabalho que está sendo feito e colher alguma contribuição e sugestão para o processo final de conclusão dessa revisão", reiterou o diretor do Departamento Animal do Mapa.
O governador Simão Jatene agradeceu a escolha do Pará para sediar a Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal. O evento acontece a cada dois anos. "Ficamos muito felizes em poder receber um evento dessa natureza", reforçou Jatene. O governador disse, ainda, que o Pará tem experiências exitosas na área de segurança sanitária como “Estado livre da aftosa por vacinação” e que certamente vai alcançar os resultados estipulados pelo Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, depois que este passar pela reformulação pretendida pelo Ministério da Agricultura.
"O Pará contribui e vai continuar contribuindo para o fortalecimento do agronegócio brasileiro. Conseguimos nos tornar um ‘Estado livre da aftosa por vacinação’ e acredito que alcançaremos o maior status de erradicação da doença", destacou o governador Simão Jatene.