Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Seap inicia distribuição de armamento para 100% das casas penais do Estado

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
05/03/2021 17h39

Nesta sexta-feira (5), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio das diretorias de Gestão de Pessoas e Logística, Patrimônio e Infraestrutura, iniciou a distribuição de armamento para 100% das casas penais e chegará a 100% de entrega aos policiais penais do Estado. Além de cumprir com o compromisso de conseguir a cautela de pistolas para todos os policiais penais, a Seap está garantindo a segurança da categoria e das unidades penitenciárias paraenses. 

A entrega dos armamentos ocorreu em algumas casas penais de forma simbólica devido ao Decreto Estadual contra a covid-19. A ação ocorreu no Centro de Recuperação Feminino (CRF), nos Presídios Estaduais Metropolitano I, II e III; na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) e na Cadeia de Jovens e Adultos (CPJA), Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRCAN) e Central de Triagem Metropolitana IV, localizadas na Região Metropolitana de Belém.

São armas longas, instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO) e pistolas, certificando a proteção dentro e fora das casas penais, além do auxílio no trabalho prisional de segurança. Esta é a terceira remessa de distribuição que a Seap faz para todas as unidades prisionais do Estado. 

O presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Pará, Rosivan Santos, explicou que esta é mais uma vitória para a categoria. “Finalmente, estamos concluindo o recebimento dos armamentos para garantir a nossa segurança e dos nossos familiares, além de completar e favorecer os policiais penais e o sistema”, afirmou.

Joel Batalha, presidente da Associação dos Policiais Penais do Estado do Pará, ressaltou que o recebimento do armamento é uma conquista para a categoria e enfatiza que os equipamentos devem ser usados com responsabilidade. “Orientamos os policiais penais sobre como se defender e agir em locais públicos durante o período de folga. Vamos sempre conscientizar porque é uma responsabilidade muito grande, procurar sempre fazer os cursos que a Seap oferece para poder ter condições de usar o armamento com consciência”, explicou. 

“Estamos cumprindo com nosso compromisso de conseguir a cautela de pistolas para 100% dos policiais penais. Os membros que estão nas listas de ameaçados também receberão os armamentos, o nosso plano começou de forma muito singela e estamos conseguindo distribuir para toda a categoria”, afirmou o secretário da Seap, Jarbas Vasconcelos. 

A entrega foi acompanhada pelos representantes do Sindicato de Policiais Penais do Estado do Pará, Associação dos Policiais Penais do Estado do Pará, Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura da SEAP (DLPI); Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e Diretoria de Administração Penitenciária. Também acompanhada pela a Assessoria de Segurança Institucional e Comando de Operações Penitenciárias.