Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEDUC

Matrículas para novos alunos na rede estadual encerra nesta quarta (3)

Esta última oportunidade ocorre de maneira presencial e se destina às pessoas que não se pré-matricularam pela internet ou central de atendimento

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
03/03/2021 12h52

Nesta quarta-feira (3), termina o período de matrículas para novos alunos na rede estadual de ensino. Desde o dia 3 fevereiro, este processo está ocorrendo de maneira presencial e diretamente nas unidades escolares. No entanto, é importante frisar que esta última oportunidade se destina às pessoas que não se pré-matricularam pela internet ou central de atendimento.

Para este ano letivo de 2021, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibilizou 166 mil vagas para os novos estudantes, em diferentes níveis e modalidades de ensino, em todas as regiões do Estado. Segundo a Coordenadoria de Matrícula Escolar, quase 54 mil pré-matrículas foram realizadas entre os dias 14 de dezembro de 2020 a 9 de janeiro de 2021, somente de maneira não presencial.

Até o momento, mais de 557 mil alunos já estão matriculados na rede estadual de ensino, para este atual período escolar. Desse total, mais de 120 mil são de novos estudantes inscritos e, cerca de 392 mil já faziam parte da rede e foram rematriculados para a série ou ano subsequentes.

As pessoas que deixaram para realizar a inscrição neste último dia devem se atentar às documentações necessárias para efetivação da matrícula ao procurarem a unidade escolar desejada: original e cópia da certidão de nascimento, da certidão de registro civil ou do RG, original e cópia do CPF e do comprovante de residência atual, duas fotos 3x4 recentes, carteira de vacinação (no caso de crianças); carteira de vacina (para os jovens) e cartão de vacina (no caso de adultos), Cadastro Único / CadÚnico – somente a cópia da folha da frente (folha resumo), além do original da ressalva ou do histórico escolar do aluno.

"Na região do Baixo Amazonas, o período de matrículas será prorrogado até o dia 15 de março, tendo em vista que a localidade estava em lockdown, o que não permitiu o comparecimento para a confirmação das matrículas nas unidades escolares. Desta forma, a Seduc estenderá a confirmação de matrícula para os alunos que desejam estudar na rede estadual de ensino”, frisou a titular da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), Regina Pantoja.

A coordenadora de Matrícula Escolar da Seduc, Suely Domont, ressaltou a importância desta última oportunidade para realizar o processo de matrícula escolar. A dirigente também comentou que a expectativa da secretaria é atingir o número equivalente de alunos que a rede estadual teve no ano passado (cerca de 576 mil alunos) ou até mesmo superar esse quantitativo.

“Nós estabelecemos o dia 3 de março, porque iniciamos no mesmo dia em fevereiro; então um mês de aula ainda podemos ter uma alternativa pedagógica para que esse aluno, que ingresse até a data estabelecida, possa acompanhar todas as atividades escolares que já estão sendo disponibilizadas para os demais estudantes. No entanto, após esse período, só poderemos atender os alunos que vierem de outros estados ou outras redes de ensino”, enfatizou.

ANO LETIVO

O calendário letivo de 2021 teve início no dia 3 de fevereiro, com atividades não presenciais, em decorrência do atual cenário epidemiológico do Estado, que inviabiliza o retorno presencial em sala de aula. Neste sentido, a Seduc está dando continuidade ao movimento “Todos em Casa Pela Educação”, iniciativa que consiste em disponibilizar videoaulas pela TV Cultura do Pará, áudios educativos por meio do Seducast, conteúdos de aprendizagens pelo Para Casa, cadernos de atividades estruturantes e compêndios (impressos), além de materiais de estudos através da plataforma digital Enem Pará, desenvolvida em parceira com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Para os estudantes residentes nos 14 municípios da região do Baixo Amazonas, a abertura do período escolar teve início na última segunda-feira (1º), por causa das medidas restritivas (lockdown) impostas na localidade, em virtude do aumento de novos casos de contaminação pela Covid-19, o que obrigou a Seduc a reorganizar o cronograma de matrículas presenciais, bem como o retorno das atividades escolares não presenciais para esses alunos.

*Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc).