Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Técnicos da Sespa apoiam ações de saúde em comunidade quilombola de Mosqueiro

Por Mozart Lira (SESPA)
02/03/2021 16h55

Nesta terça-feira, 2, técnicos da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) participaram de uma ação conjunta com a Secretaria de Saúde de Belém (Sesma) para atender os quilombolas da comunidade do Sucurijuquara, na ilha de Mosqueiro. Realizada no espaço da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da localidade, a atividade resultou na aplicação da segunda dose contra a Covid-19 a 419 moradores, dos quais 22 acamados. 

Pela Sespa, os técnicos da Coordenação Estadual de Saúde do Homem abordaram os moradores da comunidade com orientações sobre a prevenção ao câncer de pênis e demais doenças que afetam a população masculina. “As orientações também alertam para a prevenção as doenças crônicas não transmissíveis e também para o enfrentamento da Covid-19, mesmo com a vacinação, além da prevenção do câncer do cólo de útero, em função da campanha Março Lilás”, explica o enfermeiro Diego Cutrim, coordenador estadual de Saúde do Homem.

Os quilombolas do território do Sucurijuquara estão nos grupos prioritários para vacinação, juntamente com os profissionais da saúde, idosos com idade acima de 85 anos, profissionais da segurança pública e índios aldeados. As doses chegaram à comunidade mediante distribuição da Sespa ao 1º Centro Regional de Saúde, pelo qual Belém é vinculada.

Em Mosqueiro, já foram vacinados os profissionais da saúde e estão sendo imunizados os idosos, mediante calendário previsto pela prefeitura de Belém. Para os quilombolas, a vacinação já atendeu indivíduos a partir de 18 anos, adultos e idosos com capacidade de locomoção e acamados. O território quilombola da comunidade de Sucurijuquara é o único na jurisdição do município de Belém. O local foi reconhecido oficialmente em 2014 pela Fundação Cultural Palmares, de Brasília, após estudo antropológico sobre a herança racial da comunidade. 

Não houve óbito por Covid-19 entre os quilombolas do território da comunidade do Sucurijuquara, na ilha de Mosqueiro. De acordo com Diego Cutrim, essas ações reforçam o trabalho já existente da ESF Sucurijuquara, sensibilizando todos da importância dos cuidados neste cenário de pandemia.

(Com informações da Agência Distrital de Mosqueiro)