Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Projeto Mundiar forma 250 alunos de 6 escolas públicas de Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/03/2017 00h00

Cerca de 250 estudantes das Escolas Estaduais Temístocles de Araújo, Maridalva Pantoja, São Vicente, Hilda Vieira, Presidente Costa Silva e Francisco da Silva Nunes receberam nesta sexta-feira, 24, às 17h, os seus certificados de conclusão do Ensino Fundamental e Médio por meio do projeto Mundiar. A cerimônia foi realizada no auditório da Escola de Ensino Técnico Anísio Teixeira.

A estudante Nicole Fernanda Costa, da Escola Estadual Costa e Silva, disse estar muito feliz com a conclusão do Ensino Fundamental, pois passou muitas dificuldades para voltar aos estudos e acabou adorando o curso. “Os professores são excelentes e foram fundamentais nesta caminhada, com aulas dinâmicas conseguimos aprender muito. A oportunidade de concluir os estudos em menos tempo é muito importante, principalmente para nós estudantes que já estávamos atrasados nos estudos”, frisou a estudante.

 Já para a aluna da Escola Estadual Maridalva Pantoja, Evelyn Pantoja, conseguir acelerar os estudos para ter mais chances de chegar ao Ensino Médio em menos tempo faz toda a diferença. “Eu atrasei um pouco os estudos, mas estou conseguindo recuperar o tempo perdido, aprendi muito e recomendo o projeto, é uma oportunidade muito boa para todos os estudantes que estão atrasados nos estudos e queiram voltar a estudar, com aulas de qualidade e divertidas”.

“Eu acredito desde o início no projeto Mundiar. Muitos estudantes quando entraram no curso não dominavam corretamente a leitura e hoje estão muito mais preparados, pois o projeto dinamiza o ensino-aprendizagem. Assim, eles aprendem com prazer e satisfação, o que tem trazido muitos frutos para a Seduc”, destacou a gestora da 8ª Unidade Seduc na Escola (USE), Selma Ferreira.

O coordenador estadual do Projeto Mundiar, Marcos Lopes, destacou a satisfação em ver mais alunos se formando e como isso faz a diferença na vida dos estudantes. “É com muita satisfação que estou participando de mais uma formatura e em todas vejo a felicidade das famílias e dos pais ao verem os seus filhos receberem os seus certificados de conclusão, então é um momento que serve de incentivo para o nosso trabalho e faz com que trabalhemos sempre mais para melhorar o projeto e levar para todas as escolas da rede estadual, para que as pessoas conheçam e acreditem na proposta e metodologia praticadas”.

O Projeto Mundiar é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O objetivo é acelerar a aprendizagem e corrigir o fluxo escolar dos estudantes em distorção idade/ ano, ao possibilitar que eles terminem o Ensino Fundamental em 24 meses e o Médio em 18 meses.

Mais de 90% das escolas públicas do Estado oferecem o projeto nos turnos da manhã, tarde e noite. O processo de matrícula é igual ao do ensino regular. Basta se dirigir a uma escola e pegar informações sobre os documentos necessários. Podem participar alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, a partir de 13 anos, e do 1º ano do Ensino Médio, a partir de 17 anos.