Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CORONAVÍRUS

Covid-19: após reabertura, Hospital Regional de Castanhal recebe o primeiro paciente

Unidade retomou o atendimento exclusivo para doentes com o novo coronavírus na sexta-feira (26)

Por Laís Menezes (PC)
27/02/2021 21h59

Na noite deste sábado (27), por volta das 21h20, o Hospital Regional de Castanhal recebeu o primeiro paciente para tratar a Covid-19. Ao todo, cinco pacientes devem ser internados ainda neste sábado.

A unidade reabriu o atendimento exclusivo para pacientes com Covid-19 na sexta-feira (26), ampliando a rede estadual de saúde para tratamento da doença. Nesse primeiro momento, o hospital está disponibilizando 15 leitos clínicos e 10 UTIs, e até o final da próxima semana já deverá estar atuando com sua capacidade máxima, com mais 10 leitos de UTI e outros 15 clínicos, totalizando 50 leitos.

No primeiro dia de funcionamento, o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, ressaltou a importância dessa reabertura. “A Sespa acompanha diariamente o cenário da pandemia em todas as regiões do Pará e, a qualquer alteração ou necessidade, age de forma preventiva, garantindo, deste modo, a assistência para toda população. Essa é mais uma medida nesse sentido, que busca desafogar o atendimento na rede pública e até na rede privada, se for preciso, para que nenhum paraense fique sem atendimento”, explicou o titular da Sespa.

A unidade não fará atendimento de urgência ou será portas abertas. Atenderá apenas os que vierem via regulação estadual. Os pacientes de Covid-19 serão atendidos em duas alas separadas, localizadas no segundo e terceiro andar. A expectativa é que o hospital receba casos da doença pelo menos pelos próximos 90 dias.

Referência - Ainda neste semestre, o Hospital Regional de Castanhal deve iniciar os atendimentos para Oncologia e Ortopedia, ambos sendo referenciados pela Central de Regulação do Estado. A unidade realizará cirurgias de alta complexidade e terá capacidade para 650 internações hospitalares mensais, além de 5 mil diagnósticos e 11 mil consultas nas duas especialidades para o atendimento de pacientes de Castanhal e outros 20 municípios próximos das terceira, quarta e quinta regionais de saúde.