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No Dia do Livro Didático, Seduc destaca a importância dessa ferramenta de aprendizagem

No Pará, todas as 927 escolas da rede estadual de ensino disponibilizam este importante recurso pedagógico aos 576 mil alunos

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
27/02/2021 17h10

Neste sábado, 27 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional do Livro Didático. Esta importante ferramenta de aprendizagem surgiu como complemento aos livros clássicos, utilizados nas unidades escolares e que, inicialmente, buscavam ajudar no processo de alfabetização e na divulgação das áreas do conhecimento, como Ciências, Português, Matemática, História e Filosofia.

Desde 1985, o Brasil trata esse material de caráter pedagógico, como questão de política pública, através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A iniciativa tem como objetivo, regulamentar a distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira.

De acordo com o Fundo Nacional da Educação (FNDE), anualmente, cerca de 150 milhões de livros didáticos circulam por mais de 140 mil escolas brasileiras, chegando às mãos de 40 milhões de estudantes em todo o país. Ainda segundo o Ministério da Educação (MEC), todos os anos, o órgão realiza um investimento superior a R$ 1,9 bilhão, em obras didáticas.

No estado do Pará, todas as 927 escolas da rede estadual de ensino disponibilizam este importante recurso pedagógico aos 576 mil alunos, nas mais diversas modalidades educacionais. Vale frisar que o livro didático tem uma relevância significativa durante o processo de aprendizagem dos estudantes, por ser uma ferramenta que auxilia o educador nos conteúdos que serão ministrados à classe escolar.

A titular da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), Regina Pantoja, afirma que o livro didático é um importante suporte pedagógico, tanto para alunos quanto para educadores, durante o processo de ensino-aprendizagem. A dirigente acrescentou que o livro didático também é um direito assegurado aos estudantes, através do PNLD.

“A garantia de direito dessa ferramenta, que é utilizada como suporte durante o processo de ensino-aprendizagem, alcança tanto o estudante quanto o professor. Muitas vezes, o livro didático é o único guia que o aluno dispõe para a aquisição do seu conhecimento. Neste período de pandemia da Covid-19, por exemplo, o livro se mostrou um importante recurso de estudos para os estudantes que não tiveram a possibilidade de ter acesso aos outros instrumentos didáticos. Também temos relatos de alunos que aprenderam ao longo da sua vida juntando livros antigos, que lhes serviam para adquirir esse conhecimento que não foi possível dentro de uma unidade escolar”, comentou.

Por fim, Regina Pantoja destaca que, “o livro também é um guia muito especial para o professor, em decorrência do educador buscar no material didático esse suporte para planejar as suas aulas, com o intuito de provocar novas atividades aos alunos e eles, por sua vez, busquem nos livros esse acesso ao conhecimento. Esse suporte pedagógico também possibilita o aprendizado através da leitura que o material dispõe, durante todo o período em que o estudante estiver buscando esse aprendizado para sua vida”, finaliza a titular da Saen.

*Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc).