Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGENDA

Estado entrega 69 títulos de terra e contempla 75 famílias com o programa 'Sua Casa'

Entre os beneficiados, estão 12 famílias que tiveram as casas invadidas pela água na última enchente que atingiu a cidade

Por Ronan Frias (DETRAN)
27/02/2021 15h58

Auxílio garante construção, reconstrução, reforma e ampliação de casas de moradores carentesDurante o cumprimento de agenda de governo na região de Ipixuna do Pará neste sábado (27), o governador Helder Barbalho também contemplou 75 famílias do município com o “Sua Casa”, programa habitacional do Estado que concede auxílio para construção, reconstrução, reforma e ampliação de casas de moradores carentes. Entre os beneficiados, estão 12 famílias que tiveram as casas invadidas pela água na última enchente que atingiu a cidade. Outras 69 famílias agricultoras também receberam o título de terra emitido pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa).

“É fundamental cuidar de grandes projetos e também das pessoas. No momento em que se garante um título de terra para um produtor, permite segurança jurídica e condições para que se obtenha um empréstimo para investir na produção, aumentando assim a renda e a qualidade de vida. Além disso, as ações habitacionais do ‘Sua Casa’ contemplaram hoje 75 famílias que vão poder usufruir de uma casa melhor. O governo auxilia na aquisição de material e no custeio da mão de obra, garantindo melhorias para a vida das pessoas”, avaliou o governador Helder Barbalho.

A Companhia de Habitação do Pará, gerenciadora do “Sua Casa", injetou nesta ação mais de R$ 500 milA Companhia de Habitação do Pará, gerenciadora do programa “Sua Casa", injetou somente nesta ação R$ 568.400,00. O recurso consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra. O valor concedido é de até 21 mil reais e todos os valores são calculados levando em consideração dados previstos em uma tabela técnica.

"Na entrega de hoje, parte das famílias que estamos atendendo foi atingida pela enchente. São os moradores que se enquadram nos critérios do programa e que agora vão sair da área que tradicionalmente é impactada pelas águas. Além disso, temos o atendimento às famílias que já estavam cadastradas no ‘Sua Casa’. Nosso trabalho é garantir aos moradores mais dignidade na construção das casas que as famílias vão morar", explicou Luís André Guedes, presidente da Cohab. Com a entrega deste sábado, sobe para 158 o número de famílias de Ipixuna do Pará que foram beneficiadas por programas habitacionais da Cohab, de 2019 até agora.

Seu Trindade Paes dos Santos foi um dos contemplados pelo benefício concedido por meio da CohabSeu Trindade Paes dos Santos foi um dos contemplados pelo “Sua Casa” nesta ação. O pescador de 60 anos de idade conta que ficou emocionado com a entrega. “O governo enxergou a gente, esse é o primeiro governador que olhou pra gente daqui. Fico muito grato por essa ajuda”, avaliou o beneficiário.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Cohab, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.