Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa participa de ação de saúde no porto de Vila do Conde, em Barcarena

Por Melina Marcelino (SESPA)
25/02/2021 17h56

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde do Homem, participou nesta quinta-feira (25), da ação “Transportando saúde nos portos 2021” no porto de Vila do Conde, em Barcarena, em parceria com a Companhia Docas do Pará (CDP), o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

A ação teve início às 8h e terminou às 17h, atendendo 150 homens e 50 mulheres, colaboradores da CDP e condutores de transporte. Cinco servidores das Coordenações Estaduais de Saúde do Homem e de IST, HIV e AIDS participaram da ação. 

Foram ofertados serviços de verificação de pressão arterial e glicemia capilar, avaliação antropométrica, ginástica laboral, orientação nutricional, aconselhamento psicológico, orientação de higiene bucal, oferta de teste rápido para Covid-19 e IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e roda de conversa sobre saúde integral do Homem e prevenção a violência no trânsito. 

A atividade de hoje faz parte do projeto saúde nos portos e tem como objetivo alertar a população masculina para as doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por elevado número de óbitos entre os homens neste cenário de pandemia, contribuindo para diminuir ocorrências de mortalidade por causas externas que podem ser prevenidas, como explica Diego Cutrim, coordenador Estadual de Saúde do Homem.

“Essa é uma ação de total importância, pois são trabalhadores que necessitam ter atenção com a saúde e pelo ritmo intenso de trabalho acabam não tendo tempo para se cuidarem. Tentamos sensibilizá-los sobre a importância de nesse momento de pandemia, estar em dia com os exames de rotina e também adotar práticas diárias de uma vida saudável, conciliando com as atividades laborais”, informa o coordenador.

A ação de saúde “Transportando saúde nos portos 2021” ainda contou com atendimentos de odontologia, psicologia, esporte e lazer, palestras, orientação profissionalizante, exibição de vídeos institucionais,  brindes, kits lanche e orientações de combate ao novo coronavírus.