61 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegam ao estado do Pará

A aeronave com a carga aterrissou no Aeroporto Internacional de Belém por volta das 12h

24/02/2021 13h11 - Atualizada em 24/02/2021 16h18
Por Bruna Brabo (SECOM)

As 61 mil doses da vacina contra a Covid-19, da AztraZeneca, chegaram a Belém por volta de meio-dia. É o quinto lote de imunizante. O Pará recebeu, por volta do 12h desta quarta-feira (24), 61 mil doses das vacinas AstraZeneca, da Oxford, contra a Covid-19. A aeronave com a carga aterrissou no Aeroporto Internacional de Belém. É o quinto lote de imunizante que chega ao Estado.

“São 61 mil doses de vacina para continuarmos a imunização contra a Covid-19. Estou acompanhando para garantir que haja continuidade da vacinação e que, consequentemente, possamos imunizar mais paraenses e vencer a luta em favor da vida”, afirmou  o governador do Pará, Helder Barbalho.

O novo lote vai reforçar a quantidade de vacinas para os grupos prioritários, de acordo com o Plano Nacional de Imunização. A distribuição aos municípios começa nesta sexta-feira (26).

“Estamos revendo o 5º lote de vacinas do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização, a partir de sexta-feira (26) já estaremos fazendo a logística de distribuição para os 144 municípios que compõe o Pará. Vamos continuar priorizando os grupos definidos no Plano Nacional, os profissionais de saúde, os idosos, os indígenas e vamos continuar esse processo de imunização da nossa população. É um importante momento, quanto mais vacinas vão chegando, vamos imunizando e salvando mais vidas. A vacinação é de extrema importância nesse processo. A gente aguarda que para as próximas remessas venha o lote compromissado pelo Ministério da Saúde, para que assim a gente atinja grande parte da população e possamos, enfim, estarmos vencendo a luta contra o coronavírus”, ressaltou o secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho.

Ao todo, o Pará recebeu 315.840 doses dos imunizantes Oxford/AstraZeneca e CoronaVac. Ambas precisam de duas aplicações em cada pessoa para garantir a imunização. Os quatro primeiros lotes já são aplicados em todo o Estado para profissionais da saúde e idosos e indígenas aldeados que estão no público-alvo de vacinação nesta primeira fase.

Pará vai receber 1,5 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 até o dia 30 de março, segundo garantiu o ministro Eduardo Pazuello Mais Vacina - O Pará deve receber 1,5 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 até o dia 30 de março. A informação foi repassada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião com o governador do Estado, Helder Barbalho, na última semana, em Santarém, oeste paraense. 

O governador Helder Barbalho anunciou também que vai comprar 3 milhões de vacinas contra Covid-19 de laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar a aquisição de doses por estados e municípios.

Os lotes chegaram nas seguintes datas:

- 18 de janeiro: 173.240 mil doses da CoronaVac
- 24 de janeiro: 49 mil doses da Oxford/AstraZeneca
- 25 de janeiro: 29.200 mil doses da CoronaVac
- 6 de fevereiro: 64.400 mil doses da CoronaVac.