Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

ETSUS inicia cursos técnicos e de qualificação em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/03/2017 00h00

Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde, sediada em Belém, iniciou esta semana três cursos: o de qualificação para agentes comunitários de saúde; o da segunda turma de técnico de nível médio em citopatologia e a da segunda turma de qualificação de conselheiros estaduais de saúde. Os dois primeiros começaram nesta segunda-feira (27) e terão durações distintas. Já o curso de conselheiros será ministrado na quarta (29) e quinta-feira (30).

De acordo com informações contidas no edital publicado pela ETSUS no início deste mês, o curso de qualificação para agente comunitário de saúde tem carga de 400 horas e duração de cinco meses. As aulas serão ministradas simultaneamente em 24 municípios, durante uma semana no mês, das 8h às 18h, conforme cronograma articulado com os gestores.

O curso técnico de nível médio em citopatologia é promovido pela ETSUS em parceria com o Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen) e é destinado a profissionais da rede pública de saúde que atuam na área de análises clínicas. Com duração de 25 meses e carga de 1.740 horas, a atividade está estruturada em três módulos e cinco áreas temáticas. As aulas serão ofertadas na sede da Escola Técnica do SUS, em Belém, pelo período de uma semana a cada mês, também de 8h as 18h. A primeira etapa foi ministrada pela farmacêutica Marineide Bastos, do Hemopa.

Responsável pela análise de laboratório das lâminas do teste de Papanicolaou, conhecido como ‘preventivo’, o exame é originalmente chamado de citotécnico, mas desde a padronização de nomenclatura feita pelo Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, do Ministério da Educação, recebeu o nome de ‘técnico em citopatologia’. Em 2011, o Ministério da Saúde publicou um conjunto de ‘diretrizes e orientações’ para a formação desse técnico e vai continuar a incentivar financeiramente a criação desses cursos nas Escolas Técnicas do SUS.

Além das atividades iniciadas nesta segunda-feira (27), a ETSUS iniciará a segunda turma curso de Qualificação de Conselheiros Estaduais de Saúde a partir desta quarta-feira, 29. A exemplo do primeiro curso oferecido em 2016, os participantes terão 64 horas de aulas teóricas a serem ministradas durante dois dias por mês. Entre os objetivos da capacitação está o de fortalecer o controle social no SUS, por meio da qualificação dos participantes, reorientando-os sobre suas competências e atribuições, bem como ampliar seus conhecimentos sobre o Sistema, assim compreender a importância e a relevância do papel do conselheiro estadual de saúde, diante dos desafios presentes a quem lida no cotidiano da saúde pública. A qualificação também contempla a compreensão da estrutura, funcionamento, diretrizes e políticas públicas do SUS.

Os conselheiros estaduais da saúde são os representantes da população dentro da Secretaria. Entre suas principais funções estão a fiscalização dos gastos e investimentos públicos e a criação de projetos e políticas que visem à melhoria da qualidade do serviço de saúde oferecido à população.

Serviço: Informações sobre os cursos oferecidos pela Escola Técnica do SUS em Belém podem ser obtidas na rua Cônego Jerônimo Pimentel, 207, Umarizal. Mais informações: 3202-9302 e 3202-9305.