Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Fortalecimento da agricultura familiar e da pecuária são metas do novo titular da Sedap

Nova gestão quer fomentar cadeias produtivas como a da fruticultura, a exemplo da cultura do açaí, Programa de Incentivo à Cultura Cacaueira (Procacau), e a pecuária

Por Camila Botelho (SEDAP)
23/02/2021 15h00

Secretário da Sedap, Alfredo de Souza Verdelho Neto (ao centro) em reunião com a equipe técnica da secretaria nesta terça-feira (23)Implementar as ações da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) para que cheguem cada vez mais ao pequeno agricultor, beneficiar a cadeia produtiva, em especial a do açaí e o fortalecimento do Programa de Incentivo à Cultura Cacaueira (Procacau) e da Pecuária são algumas das metas estabelecidas para a secretaria pelo novo titular do órgão, Alfredo de Souza Verdelho Neto.

O repasse de um trator ao município de Ipixuna do Pará, no nordeste estadual, foi uma das primeiras atividades do novo titular da Secretaria. Alfredo Verdelho recebeu no início da manhã desta terça-feira (23) o secretário de agricultura do município, Nélis Pimentel, representando a  prefeitura municipal no ato de recebimento do trator de 75 cavalos, com motor a diesel e tração 4 x4.

O trator, afirmou o gestor municipal, será utilizado principalmente na comunidade da Enalco, em benefício direto de mais de 600 famílias e, indiretamente, mais de mil pessoas. “É importante porque o município precisa mecanizar as áreas. Isso vai melhorar a renda das famílias e vai ajudar a melhorar a vida das pessoas da comunidade”, ressaltou Nélis Pimentel.

O titular da Sedap entregou um trator à agricultura familiar de Ipuxina do Pará, representado pelo secretário de Agricultura, Nélis PimentelO secretário  municipal informou que Ipixuna do Pará se destaca no cultivo de mandioca e sobretudo da  pimenta. O açaí, disse ele, também ganhando espaço na produção local.

O secretário Alfredo Verdelho entafizou a importância de equipamentos, como o entregue nesta terça-feira, para as famílias em comunidades que vivem da agricultura familiar. Ele ressaltou Verdelho que até pouco tempo, a agricultura mecanizada era para poucos e quase não chegava à agricultura de subsistência. “O uso desse equipamento agiliza, facilita e implementa uma melhor qualidade do próprio produto”, destacou Verdelho. 

Como parte da agenda desta manhã de terça-feira, o secretário Alfredo Verdelho recebeu, ainda, os vereadores do município de Brasil Novo, município do sudoeste paraense, para tratar do programa do governo federal "Água Para Todos". No Pará, esse programa é executado pelo governo estadual, por meio da Sedap. A reunião também tratou de outras ações no âmbito da agricultura familiar em Brasil Novo.

Secretário da  Sedap, Alfredo de Souza Verdelho Neto é bacharel em Direito e em Segurança Pública com ênfase em Defesa Social; pós-graduado em Conflitos Agrários. Ele também já autou como dirigente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pontas de Pedras e Coronel da Polícia Militar do Pará.

*Por Rose Barbosa (Ascom / SEDAP).