Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM IPIXUNA DO PARÁ

Seaster disponibiliza serviço de emissão de Certidão de Nascimento às famílias atingidas pela enxurrada

Por Camila Santos (SEASTER)
19/02/2021 17h10

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), por meio da Diretoria de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza, iniciou, na manhã desta sexta-feira (19), os serviços de emissão de certidão de nascimento (1ª e 2ª via) e cadastro para o recebimento do benefício eventual às famílias atingidas pela enxurrada no município de Ipixuna do Pará, na região Nordeste.  As equipes da Secretaria se unem à força-tarefa dos demais órgãos estaduais que já estão atuando no município desde o início da semana. 

Em Ipixuna do Pará, as fortes chuvas aumentaram o nível do Rio Ipixuna e de igarapés, provocando alagamentos e o rompimento de um trecho da Rodovia BR-010 (Belém-Brasília), formando uma cratera de quase oito metros de extensão, na última terça-feira (17). Várias famílias tiveram as casas atingidas e ficaram desabrigadas.

Marco Anésio foi um dos atingidos. Ele conta que sofreu a perda de todos os utensílios e documentos pessoais. “Eu perdi quase tudo, porta, fogão, meus documentos. Eu soube dessa ação e vim aqui. É importante nesse momento tão difícil”, contou. 

Marco Anésio

Durante o período da manhã foram encaminhadas 30 certidões. A expectativa é atender mais de 300 pessoas nos próximos dias, a fim de facilitar o acesso a todos os benefícios que serão disponibilizados às famílias. 

Igina Sales, coordenadora de Programas e Projetos Estratégicos da Seaster, reforça que o serviço de emissão de documentos tem acontecido de forma articulada, em parceria com os demais órgãos. 

“O Governo do Estado, através da Seaster, garante a gratuidade da 2ª via da Certidão de Nascimento a pessoas em situação e vulnerabilidade. Aqui, diante desses casos de emergência, temos atuado de forma articulada, em parceria com a Policia Civil e a Defensoria Pública. O Seu Marco foi um caso positivo dessa articulação. Como ele perdeu todos os documentos, foi preciso uma análise minuciosa dos dados e das certidões negativas, e o trabalho conjunto foi o que possibilitou os encaminhamentos necessários para a emissão da certidão”, enfatizou. 

Durante toda a semana, equipes da Seaster visitaram comunidades a fim de identificar as famílias que sofreram perdas totais e parciais. Através da Busca Ativa, aproximadamente 650 famílias foram incluídas em um diagnóstico social que norteará a inserção em programas socioassistenciais. 

O titular da Seaster, Inocencio Gasparim, esteve no município durante esta sexta-feira. Segundo o gestor as ações de cidadania e assistência têm sido articuladas com o intuito de dar celeridade ao processo de concessão de benefícios às famílias. “Estivemos acompanhando as atividades na área, junto ao Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Hoje priorizamos a regularização documental de todos e a entrega de cestas básicas. Através dos laudos emitidos pelo CBM, será possível identificar as especificidades de cada grupo familiar e garantir os benefícios assistenciais o mais rápido possível”, complementou. 

A ação de emissão de documentos segue até sábado, 20, no Centro Universitário de Ipixuna, ao lado da Escola Maria pereira Freire, de 8h às 16h. Além de orientação jurídica, as famílias têm acesso a segunda via de carteira de identidade, CPF, Certidão de Nascimento e foto 3x4.