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Estado avança com as obras de manutenção e conservação da PA-320

A região Nordeste do Pará vem sendo beneficiada com outras obras de infraestrutura rodoviária, essenciais para a mobilidade e o desenvolvimento econômico

Por Kátia Aguiar (COHAB)
12/02/2021 18h58

A Rodovia PA-320, no Nordeste do Pará, recebeu nova camada de asfalto na quinta-feira (11). O serviço de conservação e manutenção da rodovia visa garantir maior segurança a quem utiliza a estrada, que dá acesso a vários municípios da região, incluindo Castanhal e São Francisco do Pará. Com 16 quilômetros de extensão, a rodovia se interliga com as PA-242 e PA-136. As obras vão continuar com a sinalização em toda a via.

Segundo o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, o trabalho de conservação e manutenção da PA-320 ocorreu no trecho urbano da rodovia, na entrada e saída de Castanhal, “garantindo maior fluidez do trânsito e proporcionando maior segurança para quem utiliza as estradas paraenses”.

Ainda no Nordeste do Pará, o governo do Estado avança na construção e pavimentação de um trecho de 56 quilômetros da PA-256, uma das obras de infraestrutura de transporte mais importantes para o agronegócio na região. A obra integra a primeira etapa, das quatro previstas, do projeto de construção da ponte sobre o Rio Capim.A Rodovia PA-320 já recebe mais uma camada de asfalto, para garantir mais segurança à população

A PA-256 é uma das rodovias mais extensas do Pará, com mais de 360 km, e tem influência em nove municípios: Mocajuba, Cametá, Igarapé-Miri, Moju, Tailândia, Acará, Tomé-Açu, Ipixuna do Pará e Paragominas. Também interliga mais seis rodovias em toda sua extensão: PA-151, PA-451, PA-150, PA-140, BR-475 e BR-010 (Belém-Brasília).Outras rodovias da região passam por obras essenciais à garantia da mobilidade e do escoamento da produção

Transporte e economia - Outra obra importante para a região Nordeste é a construção e pavimentação da PA-252, importante rota de escoamento da produção. A obra, que está em fase de execução, inclui construção e pavimentação de 63 km da rodovia, que tem seu início no porto de Abaetetuba e chega à BR-010, tendo em seu percurso a interceptação das rodovias PA-151, PA-140, PA-127 e, futuramente, com as rodovias PA-124 e PA-108.Frentes de trabalho da Setran estão trabalhando em vários pontos da região Nordeste

Entre as obras previstas para a melhoria da trafegabilidade no Nordeste há ainda a construção e pavimentação da rodovia Perna Leste, entre a Alça Viária e a PA-140, e conservação e manutenção da PA-318, entre a PA-136 e o distrito de Marudá, em Marapanim. Estão previstas ainda a construção de 18 pontes em concreto armado e de dois postos de fiscalização de controle de peso na região.Com 16 quilômetros de extensão, a PA-320 se interliga com as PAs 242 e 136

Conservação - Equipes da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) mantêm várias frentes de trabalho para garantir a conservação e manutenção da PA-483 (Alça Viária) e a Perna Sul. Há uma equipe no trevo Alça Viária, no sentido do Trevo do Acará (Perna Sul). A via receberá serviços desde os primeiros 2,8 quilômetros ao KM-33. Outra equipe está no trecho da travessia do Arapari/Rotatória Alça Viária, entre os KM-12 e KM-19.

Uma terceira equipe executa a manutenção e conservação do Trevo Alça Viária ao Trevo do Acará, até a Perna Sul.