Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa do Pará otimiza higienização dos leitos e reduz espera de pacientes          

A meta do serviço de hotelaria hospitalar da instituição é assegurar uma experiência de acolhimento completa aos usuários

Por Helder Ribeiro (SANTA CASA)
12/02/2021 14h23

Santa Casa quer reduzir para 30 minutos o tempo de higienização e preparação dos leitos para encurtar o tempo de espera dos usuários O gerente de hotelaria hospitalar da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Paulo Maia, explicou que o serviço de hotelaria hospitalar envolve três setores específicos: limpeza e higienização, nutrição e dietética e a lavanderia, e busca agregar outras áreas como ambientação, paisagismo e a recepção para oferecer, aos usuários e servidores, a melhor experiência de acolhimento pautada na política nacional de humanização. 

De acordo com a Santa Casa, a hotelaria hospitalar é um serviço que busca proporcionar mais conforto e bem estar aos pacientes internos auxiliando na melhoria contínua do ambiente hospitalar, o que ajuda na evolução do tratamento dos internados.

"Estamos trabalhando para reduzir o tempo médio de limpeza e higienização dos leitos desde outubro do ano passado. Hoje entregamos o leito limpo, higienizado e arrumado em até 35 minutos, reduzindo o tempo de espera da paciente que aguarda por esse leito. Inclusive, uma das nossas metas é consolidar em 30 minutos esse tempo e elevar o nível de serviço”, destacou Paulo Maia.

Ele informou que já se consegue ter uma performance melhor com menos custos. "Isso é ganho não só para a instituição, mas para toda a sociedade. É maravilhoso ver toda a equipe da hotelaria hospitalar trabalhando em consonância com os objetivos estratégicos da Instituição”, disse. 

Serviço de hotelaria hospitalar é associado à humanização do atendimentoPara a enfermeira obstetra, Carmen Castro, que há 15 anos trabalha na maternidade da Santa Casa, a parceria com o serviço de hotelaria hospitalar veio para melhorar a assistência. "A gente sinaliza a hora da alta para as meninas do serviço de hotelaria. É uma parceria importante que otimiza a limpeza dos leitos para que as pacientes não fiquem esperando muito tempo lá embaixo”.

“Tive minha bebê de parto normal, e não demorou muito para eu subir, e quando cheguei aqui na enfermaria o leite já estava todo arrumado e higienizado. Não tenho do que reclamar. Fui bem acolhida pelos funcionários da Santa Casa, e ainda estou sendo muito bem tratada, só tenho que agradecer a todos, contou a moradora do bairro do Jurunas, Greyce Brandão, 36 anos.

A hotelaria hospitalar está fortemente associada à humanização do atendimento, levando em consideração a privacidade, o respeito aos valores pessoais dos pacientes e a qualidade do atendimento.