Seduc realiza webinários integrados sobre o Documento Curricular do Estado do Pará
Nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, professores e especialistas de todas as áreas do conhecimento debateram sobre o Documento Curricular para o Ensino Médio
Em continuidade as ações em torno do Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPA) - Etapa Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), promoveu nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, uma série de webinários integradores, com o intuito de apresentar a versão preliminar do documento, bem como mapear as impressões e contribuições no sistema de ensino paraense.
Os webinários fazem parte do processo de discussão sobre o DCEPA - Etapa Ensino Médio que, dentre as iniciativas promovidas, já realizou rodas de conversas e a apresentação do documento à comunidade escolar. Em decorrência do atual cenário epidemiológico do estado, que inviabiliza a participação do público de maneira presencial, as conferências desta fase ocorreram por meio de plataformas digitais, como medida de prevenção à Covid-19.
Os encontros virtuais tiveram como objetivo, aproximar e estimular entre os gestores, professores, coordenadores pedagógicos, especialistas em educação, estudantes, sociedade civil organizada e demais segmentos, o debate acerca do Documento Curricular e destacar que, neste momento, também está ocorrendo a etapa de consulta pública, disponível no site da Seduc.
Segundo a coordenadora estadual do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (Pró-BNCC), Madalena Pantoja, a consulta pública é de fundamental importância, pois lá, todas as pessoas que fazem parte do processo educacional, poderão expor suas ideias e contribuir com o DCEPA.
“Enquanto Seduc, nós construímos uma proposta de Documento Curricular, direcionado ao sistema educacional do Pará. Portanto, cada rede, seja ela pública ou privada, dará o direcionamento para construção do desenho curricular. Esses eventos que foram realizados, são justamente para dar apoio, subsídios para que as pessoas possam acessar o site da Seduc, baixar o DCEPA, ler, responder os formulários do Google Forms e dar contribuições nas áreas do conhecimento, para que de fato possamos ter um documento que reflita as realidades amazônicas e, principalmente, a realidade da nossa juventude paraense”, ressaltou Madalena Pantoja.
Um dos redatores do documento, o professor Flávio Mesquita, que atua no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), destacou a importância dos webinários integrados e disse que neste momento, é essencial que toda comunidade escolar participe da discussão sobre o DCEPA - Etapa Ensino Médio.
“Não é apenas uma questão de protocolar o Documento Curricular, pois precisamos da participação ativa da população durante todo o processo. É importante ressaltar que temos uma equipe atuando na construção do currículo no estado do Pará, mas para que ele seja de fato com a nossa cara, a gente precisa da contribuição ampla da sociedade”, frisou o educador.
REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Em consonância com o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (Pró-BNCC), o processo de reforma do Ensino Médio é mais amplo e requer uma atenção não só dos alunos, professores e equipe pedagógica. Dessa forma, se faz necessário que todos os segmentos da educação participem do processo de discussão sobre a lotação, matrícula e infraestrutura, para que de fato seja implementado o Novo Ensino Médio no Pará.
Vale ressaltar que 257 unidades escolares paraenses, denominadas escolas-piloto, desenvolvem diversas formas de flexibilização curricular e que, atualmente, servem de referência para ter um parâmetro de como vai funcionar esse modelo de aprendizagem em toda rede estadual, a partir de 2022.
Essas escolas receberam recursos do Ministério da Educação (MEC), para fomentar propostas de flexibilização curricular, com o intuito de dinamizar e ressignificar o processo de ensino-aprendizagem, articulado ao projeto de vida dos alunos.
Por Vinícius Leal.