Seduc promove formação sobre o Censo Escolar para os profissionais da educação básica
Nesta sexta-feira (12), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação Estadual do Censo Escolar, promove a formação para os profissionais da educação de todo o Estado sobre o Censo Escolar da Educação Básica. A inciativa objetiva aperfeiçoar a coleta de dados declarados pelas escolas, já que a 2ª etapa do Censo ocorrerá no período de 22 de fevereiro a 7 de abril de 2021.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, além da participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.
Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a estratégia adotada pela coordenação será realizar o evento de forma virtual, por etapas e com formações temáticas, para que todos sejam contemplados.
Nesta primeira formação o tema será “Boas vindas aos novos secretários e coordenadores municipais do Censo Escolar”, para apresentar, em linhas gerais, os principais conceitos, finalidade e as atribuições dos profissionais da educação que atuam na declaração do Censo.
“É muito importante que os novos secretários de Educação e seus respectivos coordenadores municipais participem das formações, pois terão a oportunidade de conhecer o Sistema Educacenso, as etapas do processo, procedimentos, benefícios e as implicações decorrentes de erros ou não envio da declaração”, ressaltou o coordenador estadual do Censo, Evandro Paiva, que ressalta a importância da coleta de dados “as escolas que não preencherem as informações sobre a situação do aluno ficam de fora das estatísticas educacionais oficiais que servem de base para o cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono, e para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB”, finalizou Evandro.
A formação acontecerá por Unidade Regional de Ensino (URE), on-line, conforme horário:
- 08h30 às 10h – URE de Bragança, Abaetetuba, Marabá, Santarém e Monte Alegre.
- 10h30 às 12h - URE de Óbidos, Castanhal, Altamira, Breves e Capanema.
- 13h30 às 15h - URE de Cametá, Maracanã, Santa Izabel, Itaituba, Conceição do Araguaia e Parauapebas.
-15h30 às 17h - URE de Tucuruí, Capitão Poço, Mãe do Rio, Belém, Região das Ilhas e Xinguara.
Obs: Cada município receberá por e-mail o link de acesso.