Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COLETIVO

Uepa: live discute a importância da mulher na ciência paraense

Debate celebra o Dia Internacional da Menina e Mulher na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro

Por Ize Sena (UEPA)
10/02/2021 10h33

O coletivo feminino Tainá-Kan, do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), promove uma live nesta quinta-feira (11), com o tema Meninas e Mulheres nas Ciências do Pará. A transmissão será ao vivo, às 10h, pela página do Planetário no Facebook.

A live é referente ao Dia Internacional da Menina e Mulher na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro e instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. O Dia tem como propósito lembrar e celebrar a importância das contribuições da mulher para a ciência.

Estarão presentes como convidadas a doutora em Genética pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e técnica em Biologia Molecular no CCPPA, Jéssica Gomes; a doutora em Etnomusicologia e professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Jorgete Portal Lago; a estudante do curso de Ciências Naturais- Química da Uepa, Juliane Barbosa; e a docente da Faculdade de Física da UFPA, Silvana Perez.

A mediadora da live será a doutora em Educação para Ciência, que atua como docente no Planetário, Bianca Venturieri. A professora também faz parte da coordenação do coletivo Tainá-Kan e fala sobre a importância do tema para ajudar na visibilidade das mulheres cientistas. “A intenção do projeto é dar mais visibilidade para a temática das mulheres na ciência, sobretudo, no nosso Estado onde o número de cientistas mulheres e bem reduzido comparando a outros”, disse a docente.

Sobre o coletivo, a professora relatou que o grupo surgiu com uma ação conjunta entre professoras, técnicas e monitoras do CCPPA. “Nos organizamos e criamos o nosso coletivo feminino chamado de Taina-kan para desenvolver ações de maneira contínua de pesquisa, ações e eventos relacionados à inserção das mulheres na ciência aprofundando novas ações e incentivando para que outras meninas e mulheres tenham interesse a produzir ciência”, alega Bianca Venturieri.

Serviço:

Live Meninas e Mulheres nas Ciências do Pará
Data: quinta-feira, 11 de fevereiro.
Hora: 10h
Facebook do Centro de Ciências e Planetário do Pará
Site: https://paginas.uepa.br/planetario/
Instagram: @ciencia_ccppa

*Texto: Sandy Brito, estagiária da Ascom Uepa.