Setur qualifica estudantes para atender o segmento Turismo Religioso
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) encerrou nesta sexta-feira (31) o primeiro módulo (básico) do projeto Qualificação Profissional em Turismo Religioso. Essa primeira parte do projeto começou no dia 27 de março. As aulas foram ministradas das 14 às 18 horas, no Centro Social de Nazaré, em Belém.
O projeto do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur) tem como objetivo capacitar os alunos na condução de turistas nos itinerários das igrejas católicas de Belém, ensinando como se comunicar com esses turistas, guiando e orientando durante os passeios pelos pontos turísticos do segmento religioso.
No primeiro módulo foram ministrados os princípios básicos dos Fundamentos do Turismo e Turismo Religioso, Devocionário Católico, Aspectos Históricos das Igrejas, Condutor de Turismo e Técnicas de Guiamento Aplicadas à Condução de Turismo Religioso. Essa etapa do curso reuniu 22 alunos, que assistiram a 20 horas de aulas.
Parcerias - O projeto Qualificação Profissional em Turismo Religioso reúne estudantes dos cursos de Turismo e História, e voluntários da Pastoral do Turismo (Pastur), parceira da Setur na realização do curso, juntamente com o Instituto Federal do Pará (IFPA).
O segundo módulo do programa, marcado para abril, inclui aulas sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH), e o terceiro, promovido em maio, aulas práticas e criação dos circuitos.
O PEQTur tem o propósito de qualificar profissionais em diversas áreas, dentro do segmento do turismo, para que o turista que chegue ao Pará seja bem recebido nos pontos, atrativos e produtos turísticos. O programa também fortalece o mercado da atividade turística e contribuiu para geração de emprego e renda. (Com a colaboração de Ângela Reis).