Programação especial da Seaster comemora o Dia do Artesão
Em alusão ao Dia Mundial do Artesão, comemorado em 19 de março, o Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) recebeu, nesta sexta-feira (31) uma programação especial voltada para os artesãos paraenses. O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), contou com palestras e consultoria para os artesãos, além de serviços como emissão de certidão de nascimento, carteira de identidade, cadastramento de artesãos e trabalhadores manuais, ações de saúde e embelezamento.
O Dia do Artesão é comemorado em 19 de março, mesma data dedicada a São José, marceneiro reconhecido como primeiro artesão da história da humanidade e padroeiro dos artífices. O secretário adjunto de trabalho, emprego e renda da Seaster, Everson Costa, destacou que ações como esta fazem parte da política de incentivo à produção artesanal. “Nosso objetivo é fortalecer a sensibilização e a importância da profissão. Através de ações como seminários e prestação de serviços, possamos fazer com que esse público possa se reconhecer enquanto potencial e com possibilidade de ampliação de negócios afinal o artesão é o portfólio turístico do nosso estado", destacou.
Mais de 8 milhões de brasileiros já são reconhecidos legalmente como profissionais do artesanato. Atualmente, o Pará tem 3.107 pessoas incluídas no Sistema de Cadastro do Artesão Brasileiro (Sicab). Com o apoio do governo do Estado, por meio da Seaster, mais de 250 profissionais foram beneficiados nos últimos dois anos com participações em feiras nacionais. Em 2015, a atividade registrou um faturamento superior a R$ 170 mil, volume que ultrapassou R$ 250 mil em 2016.
A Seaster garante o apoio à produção e comercialização do artesanato paraense por meio do fortalecimento da atividade, possibilitando a inclusão socioeconômica desses trabalhadores, com a abertura de espaços mercadológicos adequados à divulgação e comercialização da produção artesanal.
Antônio Carlos de Oliveira aprendeu a atividade de Machetaria com a idade de 13 anos e desde então adotou o artesanato como sua profissão. "Todas as vezes que participo dessas programações promovidas pela Seaster, sempre adquiro conhecimento para melhorar meu produto e principalmente, aprendo como comercializar a minha produção. Já consegui aumentar muito as minhas vendas com o que eu aprendo nessas palestras", destacou.
A secretária municipal de cultura de Barcarena, Laura Costa, elogiou a programação. "Esse é um momento não só de confraternizar, mas sim de refletir e buscar mecanismos para impulsionar a atividade em nível regional e nacional. O artesanato produzido no Pará é um dos mais ricos em termos de qualidade, diversidade e acabamento", destacou.
A artesã de licores regionais, Nazaré Maciel, foi até a programação em busca de conhecimento e aproveitou para tirar a 2ª via da certidão de nascimento. "Aprendi muito com a palestra que assisti aqui e como fiquei sabendo que estavam tirando certidão de nascimento, aproveitei também para tirar a 2ª via. Essa programação é super interessante para nós artesãos que sempre estamos em busca de algo novo", elogiou.