Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Uepa é posto de vacinação contra a Covid-19 em Belém e Santarém

Escola de Enfermagem Magalhães Barata, na capital, e Campus XII, no oeste, oferecem sistema de drive thru

Por Daniel Leite Júnior (UEPA)
04/02/2021 15h16

A idosa Solange Cardoso sendo vacinada no Campus IV, em BelémA Escola de Enfermagem Magalhães Barata, o Campus IV da Universidade do Estado do Pará (Uepa), é um dos 13 postos de vacinação contra a Covid-19 instalados em Belém. Na quarta-feira, 3, teve início a segunda etapa do Plano de Vacinação, com a oferta de 400 doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantã.

O objetivo é vacinar até o próximo dia 7 de fevereiro, das 8h às 16h, todas as pessoas acima de 85 anos que residem, exclusivamente, em Belém, assim como os profissionais da área da saúde que não foram vacinados na primeira etapa.

Segundo a coordenadora do Campus IV, professora Margareth Bittencourt, a participação de, aproximadamente, 24 profissionais da Uepa divididos entre docentes e discentes neste processo de imunizar a população belenense é resultado dos diversos processos de parceria da Instituição com a Secretaria de Saúde Municipal (Sesma).

A coordenadora do Campus IV, professora Margareth Bittencourt

“A participação da Escola de Enfermagem nesta fase da imunização promovida pela Prefeitura de Belém é fruto dos diversos diálogos e parcerias que temos desenvolvido junto a Sesma, tal como a extensão acadêmica realizada em conjunto com o órgão, portanto, é de uma felicidade imensa para nós esse reconhecimento que nos levou a ser um dos pontos de vacinação do Plano de Vacinação Contra Covid-19 da capital do estado do Pará”, afirmou.

O cadastro para receber a vacina pode ser realizado nos formatos individual ou drive thru. Para receber a dose é necessário portar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para idosos acamados, o cadastramento poderá ser feito pela internet no site da Sesma ou nas unidades de saúde.

Para a supervisora da Sesma e egressa da Uepa, Camilla Lisboa, o importante é não deixar de vacinar, procurar os pontos de vacinação e, principalmente, acompanhar o site da Sesma para saber sobre o desenvolvimento do Plano de Vacinação Contra Covid-19.

“A população precisa estar atenta às informações em canais oficiais em relação às etapas do Plano de Vacinação contra o novo coronavírus, haja vista que é muito importante que todos tomem as doses necessárias para que possamos vencer essa pandemia todos juntos. Digo isso, pois, apesar de precisarem vir nos pontos para receber a vacina, há a possibilidade de cadastramento no site da Sesma para idosos acamados que não tem condições de se locomover. Assim, o idoso pode receber a dose em casa”, comentou.

Conforme dados da Secretaria de Saúde Municipal (Sesma), a intenção é vacinar em média 800 pessoas em cada ponto de vacinação montado na capital paraense. Cerca de 200 doses são distribuídas a cada dia, salvo algumas exceções.

No primeiro dia de campanha, o Campus IV da Uepa recebeu um número significativo de idosos para realizar o cadastro e receber a vacina. Uma delas foi a enfermeira aposentada e ex-servidora da Uepa, Solange Cardoso, que retornou à Universidade para se imunizar e lembrou-se dos tempos em que atuava em prol da saúde e da educação do Pará.

“É gratificante retomar a essa casa de ensino e ver que só houve evoluções na estrutura no serviço, me sinto muito honrada de estar sendo vacina por essa equipe da Uepa, estão todos muito dedicados e atendendo a nós com muita atenção e carinho, espero que toda minha família possa vir receber a vacina aqui”, disse a aposentada.

Vacinação no oeste do Pará

O Campus XII da Uepa, no município de Santarém, também aderiu ao Plano de Vacinação contra Covid-19 da Prefeitura local, e irá vacinar todos os idosos a partir de 80 anos entre os dias 5 e 6 de fevereiro, no horário das 8h às 17h.

O cadastramento para receber a vacina é pelo sistema de drive thru e é necessário portar o CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira do idoso.

Serviço:

Vacinação em Belém

Local: Campus IV – Escola de Enfermagem

Endereço: Av. José Bonifácio, 1.189, bairro Guamá.

Horário: 8h às 16h

Público-alvo: Idosos acima de 85 anos

Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)

Vacinação em Santarém 

Local: Campus XII – Uepa

Endereço: Avenida Plácido de Castro, 139, bairro Aparecida

Horário: 8h às 17h

Público-alvo: Idosos a partir de 80 anos

Documentos necessários: CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira do idoso.