Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTOQUE

Governo entrega mais uma carga com 1.800 m³ de oxigênio para região Oeste

Carregamento chegou de avião, nesta madrugada, e foi distribuído de lancha para os municípios

Por Leonardo Nunes (SECOM)
30/01/2021 09h06

Carregamento faz parte de uma encomenda de 500 cilindros feita pelo Governo do ParáCarregamento faz parte de uma encomenda de 500 cilindros feita pelo Governo do ParáFoto: Alex Ribeiro / Ag.ParáNa madrugada deste sábado (30), chegou ao Aeroporto Internacional de Santarém, Maestro Wilson Fonseca, mais uma remessa de 180 cilindros com 10 metros cúbicos (m³) de oxigênio medicinal comprimido em cada unidade. O carregamento faz parte de uma encomenda de 500 cilindros feita pelo Governo do Pará para abastecer as unidades de saúde de todo Oeste do Estado.

Esse foi o segundo abastecimento de oxigênio na região nos últimos cinco dias. Na última terça-feira (26), a mesma quantidade foi entregue pelo Governo do Pará. Ao longo desta semana, serão enviados mais 140 cilindros. O oxigênio, que é utilizado no tratamento de pacientes vítimas do novo coronavírus (Covid-19), seguiu direto do aeroporto para o terminal fluvial do município onde lanchas fornecidas pela mineradora Alcoa Juruti levaram a carga para as cidades.

Foto: Alex Ribeiro / Ag.Pará

“Temos mais 180 cilindros chegando e sendo distribuídos para 10 municípios da região. São cidades que precisam neste momento. O Governo do Pará adquiriu 500 cilindros, hoje recebemos esta segunda remessa e, no decorrer da próxima semana, estaremos recebendo o restante. Essa é uma ação em que todos precisamos estar unidos para não faltar oxigênio durante esta pandemia. Agradecemos a todos os parceiros envolvidos nesta missão em favor da vida”,  destacou o secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto.

Secretário Henderson PintoSecretário Henderson PintoFoto: Alex Ribeiro / Ag. ParáO desembarque logístico ficou por conta do efetivo formado por integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Exército Brasileiro e funcionários da Infraero (Empresa de Infraestrutura Aeroportuária).

A logística de entrega dos cilindros foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O planejamento levou em consideração as principais rotas de acesso às cidades, entre elas, as hidroviárias da Região.

Confira a relação dos municípios do Oeste do Estado comtemplados nesta segunda entrega de oxigênio medicinal comprimido:

 - Almeirim 

- Monte Alegre 

- Juruti 

- Óbidos 

- Santarém 

- Terra Santa

- Faro 

- Itaituba 

- Rurópolis 

- Alenquer

Leia também: 

Estratégias do governo beneficiam pacientes com Covid-19 no Oeste do Pará