Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTOQUE

Governo entrega mais uma carga com 1.800 m³ de oxigênio para região Oeste

Carregamento chegou de avião, nesta madrugada, e foi distribuído de lancha para os municípios

Por Leonardo Nunes (SECOM)
30/01/2021 09h06

Carregamento faz parte de uma encomenda de 500 cilindros feita pelo Governo do ParáNa madrugada deste sábado (30), chegou ao Aeroporto Internacional de Santarém, Maestro Wilson Fonseca, mais uma remessa de 180 cilindros com 10 metros cúbicos (m³) de oxigênio medicinal comprimido em cada unidade. O carregamento faz parte de uma encomenda de 500 cilindros feita pelo Governo do Pará para abastecer as unidades de saúde de todo Oeste do Estado.

Esse foi o segundo abastecimento de oxigênio na região nos últimos cinco dias. Na última terça-feira (26), a mesma quantidade foi entregue pelo Governo do Pará. Ao longo desta semana, serão enviados mais 140 cilindros. O oxigênio, que é utilizado no tratamento de pacientes vítimas do novo coronavírus (Covid-19), seguiu direto do aeroporto para o terminal fluvial do município onde lanchas fornecidas pela mineradora Alcoa Juruti levaram a carga para as cidades.

“Temos mais 180 cilindros chegando e sendo distribuídos para 10 municípios da região. São cidades que precisam neste momento. O Governo do Pará adquiriu 500 cilindros, hoje recebemos esta segunda remessa e, no decorrer da próxima semana, estaremos recebendo o restante. Essa é uma ação em que todos precisamos estar unidos para não faltar oxigênio durante esta pandemia. Agradecemos a todos os parceiros envolvidos nesta missão em favor da vida”,  destacou o secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto.

Secretário Henderson PintoO desembarque logístico ficou por conta do efetivo formado por integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Exército Brasileiro e funcionários da Infraero (Empresa de Infraestrutura Aeroportuária).

A logística de entrega dos cilindros foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O planejamento levou em consideração as principais rotas de acesso às cidades, entre elas, as hidroviárias da Região.

Confira a relação dos municípios do Oeste do Estado comtemplados nesta segunda entrega de oxigênio medicinal comprimido:

 - Almeirim 

- Monte Alegre 

- Juruti 

- Óbidos 

- Santarém 

- Terra Santa

- Faro 

- Itaituba 

- Rurópolis 

- Alenquer

Leia também: 

Estratégias do governo beneficiam pacientes com Covid-19 no Oeste do Pará