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EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

Seduc garante atendimento especializado para desenvolvimento psicomotor de alunos da educação especial

A Unidade Educacional Especializada de Icoaraci é referência no Brasil pelo atendimento especializado para alunos com deficiência

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
28/01/2021 18h31

A monta em cavalo é uma das atividades diferenciadas que estimulam o desenvolvimento psicomotor de alunos da educação especialA Secretaria de Estado de Educação (Seduc), via Coordenadoria de Educação Especial (Coees), oferece atividades no meio líquido e a monta em cavalos para estudantes da educação especial que precisam de estímulo psicomotor, necessário ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

Os alunos da Educação Especial também participam de jogos e recreaçãoReferência no Pará e no Brasil, a Unidade Educacional Especializada de Icoaraci (UEES) oferece esse atendimento por meio de programas de linguagem e comunicação; práticas corporais e arte; habilidades de vida; monta a cavalo e atividades de hidro estimulação para 50 alunos com deficiência intelectual múltipla, física, auditiva, autismo e níveis de desenvolvimento neuropsicomotor. Os programas, que colocam o corpo em movimento, são realizados pelo Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE).Hidro estimulação também é fundamental para o desenvolvimento dos alunos

Avanços - Maria Marciléia da Silva, mãe de Rudson Deivid Correa, 12 anos, um dos estudantes atendidos pela unidade, conta que, desde o início da assistência profissional, o menino apresentou avanços significativos na comunicação e mobilidade. “Desde o momento que ele entrou na unidade melhorou bastante, pois era muito dependente. Depois de todas as atividades, desenvolveu muito o andar, a postura. A estimulação em meio líquido contribui bastante para esse desenvolvimento”, afirmou. O filho de Marciléia tem paralisia cerebral. “Hoje, ele anda, é independente e lê. A parte motora melhorou muito”, acrescentou a mãe de Rudson.

As atividades – como monta em cavalos e hidro estimulação - são suportes complementares não ofertados pelas escolas regulares. A psicomotricidade, realizada pela UEES–Icoaraci, conta com espaço externo para atividades com cavalos, piscina e jogos e recreação, além da parceria público-privada que permite o acesso a outros espaços para atividades em meio líquido. 

O contato com os animais também é fundamental para no processo ensino-aprendizagemSegundo o professor Felipe Linhares, da Coordenação da Educação Especial, a prática pedagógica beneficia aspectos físicos, mentais e emocionais. “Nossos professores fizeram treinamentos para atender aos nossos alunos de maneira mais adequada e funcional. O diferencial é que não estamos falando de reabilitação ou terapia, e sim de estimulações motoras para o trabalho pedagógico, como postura, coordenação motora e autonomia. Tais estímulos são essenciais para os alunos que possuem esse tipo de limitação”, ressaltou o coordenador.

Os programas, oferecidos desde 2004, são realizados por professores com formação em Educação Física, Especialização em Educação Especial e formação pela Associação Brasileira de Reabilitação Equestre (Abre) e Associação Nacional de Equoterapia (Ande). (Texto: Lucas Rocha – Ascom/ Seduc).