Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Galileu tem índice de 98,91% de satisfação dos pacientes

Projetos como Cine Galileu, Musicoterapia e práticas voltadas para a segurança do paciente, contribuem para agregar valor à humanização no atendimento

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
28/01/2021 16h37

Profissionais do Hospital Galileu recebem homenagens da direção pela excelente performance de atendimento, reconhecida pelo públicoO Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), referência no atendimento em traumas ortopédicos, em Belém, encerrou o ano de 2020 com 98,91% de satisfação entre pacientes e acompanhantes. A pesquisa, que identifica o índice de satisfação, é realizada mensalmente pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), do HPEG.

O levantamento considera que o paciente e seu acompanhante avaliem o desempenho de profissionais da unidade e a atuação de cada setor. No final do ano, a média é feita de acordo com o percentual de todos os meses.

“O nosso maior desafio durante a pandemia foi se tornar uma unidade exclusiva no atendimento aos casos da Covid-19. Isso mudou não só a forma de viver dos nossos profissionais como, também, a forma de cuidar do paciente”, destacou Keisy Ribeiro, Líder do SAU.  

Entre os meses de abril e junho de 2020, o Hospital Galileu, unidade gerenciada pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Saúde Pública (SESPA), atendeu exclusivamente casos do novo coronavírus.

O hospital precisou alterar o seu perfil de atendimento e adequar as instalações para receber o novo tipo de paciente. Mais de 140 pacientes tiveram a sua saúde recuperada no HPEG. 

Projetos de humanização

O resultado obtido pela avaliação dos pacientes reconhece os esforços assistenciais da equipe, além de possibilitar a implantação de um atendimento cada vez mais humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os projetos de destaque que fortaleceram a humanização na assistência está o Cine Galileu. Implantado em 2017, a iniciativa leva sessões de cinema para enfermarias e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital. Até o momento, mais de 20 mil pacientes já participaram das sessões de cinema na unidade. 

Já o projeto de musicoterapia envolve voluntários que realizam apresentações musicais ao vivo para os pacientes. “A implantação das atividades possibilita uma melhora na adesão ao tratamento realizado no hospital e uma diminuição no estresse durante a sua internação", explica, Lidiana Sousa, supervisora de Humanização do HPEG.

No período da pandemia, a realização do projeto também foi mantida, sendo feita de forma virtual com os voluntários. 

Gestão hospitalar e humanização

Entre as diretrizes de gestão do Hospital Galileu, com base em estratégias assistenciais desenvolvidas pela Pró-Saúde, a unidade possui um programa de treinamento junto aos colaboradores. 

Por meio do Núcleo de Educação (NEAS e NEP), profissionais são capacitados mensalmente, com metodologias e treinamentos dinâmicos, gerando uma experiência técnica, mas sempre de forma humanizada.

“Com essas estratégias conseguimos reforçar o nosso papel como gestores, prezando pela manutenção contínua dos atendimentos humanizados e promovendo mais segurança aos pacientes", comenta Thiago Zaché, Diretor Hospitalar do HPEG.

De acordo com o gestor, esse trabalho de referência marcou importantes conquistas assistenciais. "O Galileu é uma unidade certificada pela Organização Nacional de Acreditação, a ONA, acreditado com Excelência, passando por rigorosa avaliação em processos, é reconhecido por aplicações de trabalho diferenciado, busca melhorias contínuas initerruptamente, um exemplo nacional de modelo gestão e atendimento humanizado", destaca Zaché. 

A certificação pela ONA é concedida aos hospitais que, além de atenderem aos critérios de segurança e qualidade no atendimento, também possui gestão integrada, com participação de todos os setores. 

Homenagens

Com o intuito de apresentar o reconhecimento aos profissionais do Hospital Galileu, por todos os esforços dedicados aos pacientes e valores assistenciais, o SAU prestou homenagens aos colaboradores em evento especial na unidade. 

Respeitando as normas e protocolos de saúde, os profissionais receberam os agradecimentos em nome de toda a direção do hospital. Na ocasião, os elogios dos próprios pacientes também foram divulgados aos profissionais, indicando a importância de cada colaborador no tratamento e recuperação no ambiente hospitalar.