Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO E SANEAMENTO

Mais de três mil caixas d'águas são instaladas em Belém pelo Governo do Pará

Programa Caixa D'água Para Todos, da Cosanpa, entrega e instala reservatórios domiciliares para moradores de Belém, clientes da Companhia e de baixa renda 

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
27/01/2021 16h33

O programa leva comodidade e dignidade a milhares de famílias, como a de Maria da Conceição BarbosaDona Maria da Conceição Barbosa tem 76 anos e nunca havia tido condições de comprar uma caixa d’água para a casa dela. Ela mora com outras quatro pessoas e sempre que faltava água era um transtorno para todos da casa. A família contava com a ajuda dos vizinhos para ter água e poder realizar tarefas básicas do dia a dia. 

"Tinha que ir até à casa do vizinho que tem poço para pegar água, mas aqui agora, graças a Deus, tá dando tudo certo. Nunca mais faltou água”, assegura dona Maria da Conceição. E nunca mais faltou porque agora ela tem caixa d’água na residência, por ser uma das beneficiadas do programa Caixa D’água Para Todos.Com o ’Caixa D’água Para Todos’, a Cosanpa instala reservatórios para moradores de baixa renda

O Caixa D'água Para Todos, da Cosanpa, entrega e instala reservatórios domiciliares para moradores de Belém, clientes da Cosanpa e de baixa renda. 

“Eu fiquei surpresa, porque a gente nunca recebeu nada da Cosanpa, às vezes faltava água, fazíamos fila na casa do vizinho. Eu achei esse programa ótimo porque tirou a gente do sufoco, de ficar pegando aqui, por aí. Quando dá algum problema lá, a gente já não fica mais sem água, porque tem água na caixa”, reconhece dona Maria. Na residência de Maria da Conceição Barbosa, a iniciativa do governo garante água na torneira

Até o momento, foram instaladas 3.107 caixas d’água em Belém, o que representa pelo menos 15 mil pessoas beneficiadas. A média é que em cada residência cerca de 5 pessoas utilizem o reservatório.

Lançado no segundo semestre de 2020, com investimento de R$ 26 milhões do Governo do Pará, a meta do Programa é instalar 11 mil caixas para atender mais de 55 mil pessoas nos bairros da Pedreira, Curió-Utinga, Marco, Guamá, Jurunas, Telégrafo, Sacramenta, Barreiro, Terra-Firme, Condor, Cremação, Bengui, Mangueirão, Tapanã, além dos distritos de Icoaraci, Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro. 

“Este é um programa inédito no Pará, realizado pelo Governo do Estado, por meio da nova Cosanpa, para atender a população de baixa renda. Percebemos que a população de baixa renda aqui do Pará não tem o hábito de reservar a sua água. As casas não têm a reservação de pelo menos 500 litros, que é uma norma técnica da ABNT de orientação para todos os imóveis. Então, nós fizemos esse estudo, levantamos, e iniciamos a implantação desse programa, onde nós estamos fornecendo a caixa d’água e instalando a população da capital", afirmou o engenheiro da Cosanpa, Paul Simons.

Ele explicou, ainda, que por causa da pandemia, o Programa enfrentou vários obstáculos, "como o fornecimento de material, adaptação para segurança de todos, mas não paramos de trabalhar. Vamos instalar todas as caixas e a intenção é ampliar o programa para outros municípios”, disse Paul Simons.

O Caixa D´Água Para Todos beneficia clientes da Cosanpa de baixa renda. Foram selecionados clientes com até quatro pontos de saída de água em casa, em dia com as contas ou tenham interesse em negociar débitos, residentes dos bairros descritos acima. A moradia precisa ter condições de receber a estrutura da caixa d´água.

De acordo com a Cosanpa, as empresas contratadas estão com a relação dos moradores que atendem esses requisitos e realizam o cadastro para o recebimento e instalação da caixa d'água.Residências de vários bairros de Belém já receberam caixa d’água

Até a próxima semana, as equipes estarão nas seguintes ruas do bairro da Sacramenta: Av. do Canal Pirajá (próximo à Angustura), Cj. Hortencia Gomes, Passagem A (Senador Lemos), Passagem Bom Sossego, Passagem Abelardo Condurú, Passagem São Joaquim, Passagem Santa Catarina, R. Nova (próximo à Angustura e Lomas).

Na lista da Cosanpa estão ainda a Tv. Angustura, Tv. Lomas Valentinas, Tv. Dr Enéas Pinheiro, Alameda Acácia, Alameda Cristal, Alameda Orquídea, Alameda Primavera, Alameda São Sebastião, Av. do Canal Pirajá (Prox. a Alferes Costa e Perebebuí), Passagem Abelardo Conduru, Passagem Antonio Leal, Passagem Comendador Pinho, Passagem Eunice Weaver, Passagem Nazaré, Passagem Santa Catarina, Rua B (Tv. Pirajá), R. Nova, Tv. Alferes Costa, Tv. Perebebuí, Tv. Dr. Enéas Pinheiro. 

As equipes também percorrem as seguintes ruas do bairro Parque Verde, esta semana: Passagem Boaventura Ipasep, Passagem São Jorge, Passagem Astronauta, Passagem Maria dos Anjos, Passagem Fé em Deus. Na próxima semana, as equipes do bairro estarão na Comunidade Parque Verde e na comunidade Duas Irmãs, na Pratinha II.