Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa articula intensificação de atendimento transfusional para região de Paragominas

Assunto foi tratado em visita do prefeito de Paragominas, o médico João Lucídio ao presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra

Por Vera Rojas (HEMOPA)
27/01/2021 13h26

Presid. do Hemopa, Paulo Bezerra, em reunião com o prefeito João Lucídio e a presidente da Câmara dos Vereadores, Tatiana Soares Na manhã desta quarta-feira (27) o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, recebeu o prefeito de Paragominas, o médico João Lucídio; a presidente da Câmara dos Vereadores, Tatiana Helena Soares, na sede do Hemopa, em Belém. A visita teve o intuito de estreitar as relações, tendo em vista que o Hemocentro paraense possui uma Agência Transfusional (AT), em parceria com a Prefeitura Municipal, que deverá intensificar o incentivo à doação de sangue junto à população da região do nordeste paraense.

Ano passado a AT de Paragominas recebeu do Hemopa uma média/mês 160 bolsas com hemocomponentes  que representa um total aproximado de 1.900 atendimentos transfusionais.

A Unidade Hemoterápica tem a função armazenar o sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos pré transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões na unidade hospitalar e arredores, o que agiliza o atendimento transfusional da demanda da rede hospitalar, pública e privada, da região.

"A expansão do atendimento transfusional no Pará é uma das prioridades da gestão do Hemopa com apoio integral do governo do Estado que garante, cada vez mais, oferta de sangue com qualidade tanto a capital, Belém, como para população do interior paraense”, afirmou o presidente Paulo Bezerra, que agradeceu a visita e vislumbrou futuras parcerias para o fortalecimento do atendimento transfusional.

O gestor do Hemopa ressaltou que em janeiro o Governo do Estado inaugurou a AT de Jacareacanga, no extremo sudoeste paraense, que funciona nas dependências do Hospital Municipal. Agora a hemorrede estadual conta com 44 AT´s, além do Hemocentro Coordenador, Unidade de Coleta Pátio Belém e a Unidade de Coleta Castanheira, na capital paraense; 3 Hemocentros Regionais (Castanhal, Marabá e Santarém) e os Hemonúcleos em Altamira, Tucuruí, Abaetetuta, Redenção e Capanema.

O novo gestor municipal de Paragominas, João Lucídio, garantiu apoio para manutenção dessa parceria que salva vidas. “É muito importante manter gestão do atendimento transfusional na região e quem sabe até com a criação de novos serviços hemoterápicos”. As melhoria da gestão na área da saúde também conta com apoio da vereadora Tatiana Helena Soares

Honraria - No último sábado (23) a prefeitura de Paragominas escolheu a Agência Transfusional para receber o Mérito Célio Miranda, uma honraria criada em 2001, que tem como objetivo homenagear àqueles que contribuíram ou ainda contribuem com o crescimento da cidade.

O responsável técnico da AT, Aloysio Novaes Franco, representou a unidade e recebeu a medalha das mãos da presidente da Câmara dos Vereadores do município, Tatiana Helena. 

A Fundação Hemopa é responsável pela política do sangue no Pará e inaugurou a AT de Paragominas em 17 de dezembro de 2001, em razão da necessidade constante de transfusões na região. A Agência Transfusional em Paragominas funciona nas dependências do Hospital Municipal.