Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Estado entrega vacinas contra Covid-19 em todas as regiões do Pará

A logística montada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública prioriza a região Oeste, principalmente os municípios próximos à divisa com o Estado do Amazonas

Por Ronan Frias (DETRAN)
26/01/2021 18h00

Todas as 12 regiões de Integração do Pará já receberam vacinas para a primeira fase de imunização contra a Covid-19. A logística elaborada pelas secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) contou com veículos que percorreram por vias terrestre, aérea e fluvial para entregar 78 mil doses do imunizante que o governo estadual recebeu do Ministério da Saúde entre o último domingo (24) e a segunda-feira (25).

Para o secretário adjunto de Gestão Administrativa da Sespa, Ariel Barros, a entrega das vacinas é prioridade para o Estado. “O trabalho em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e o Grupamento Aéreo (Graesp) permitiu realizar a distribuição de forma muito rápida para as 13 Regionais de Saúde do Estado”, informou.Um grande efetivo está mobilizado para entregar os lotes de vacinas a todos os municípios paraenses

Um dos principais objetivos da operação nesta terça-feira (26) foi distribuir as vacinas principalmente para os municípios localizados no Oeste do Pará, que enfrentam a segunda onda da doença. Segundo Aline Cunha, diretora do 9º Centro Regional de Saúde (CRS) da Sespa, responsável por 20 municípios na região, a entrega nos municípios próximos ao Estado do Amazonas foi crucial para o combate à Covid-19. “A entrega para as cidades vizinhas ao Amazonas foi muito importante. Os municípios próximos ao nosso Centro Regional vieram receber aqui na unidade. Para os municípios mais distantes, a entrega ocorreu com apoio de uma aeronave”, acrescentou a diretora.O secretário adjunto Ariel Barros ressaltou que a entrega das vacinas é prioridade para o governo do Estado

As doses já foram entregues em Almeirim, Prainha, Curuá, Monte Alegre, Alenquer, Oriximiná, Óbidos, Terra Santa, Juruti e Faro. “A entrega da vacina representa a nossa esperança de vida. Todos nós queremos voltar a viver com calma. Com essa entrega, o Estado vai permitir que a gente consiga imunizar o maior número possível de pessoas na nossa cidade, dentro do plano de imunização”, ressaltou Ana Elza, secretária Municipal de Saúde de Óbidos.

Força-tarefa - Foram mobilizadas na distribuição dos imunizantes oito aeronaves, sendo quatro helicópteros e quatro aviões. Um efetivo de 50 agentes participa diretamente do transporte aéreo. Pelos rios, duas embarcações do Grupamento Fluvial (GFlu) levaram as vacinas para municípios do Marajó.

“Nós priorizamos que os voos iniciais fossem diretamente à região Oeste, mas todas as regiões do Pará foram atendidas de forma satisfatória, com apoio de aeronaves, embarcações e apoio policial para a chegada aos pontos de destino. O Pará tem uma logística diferenciada, mais complexa que a do próprio Amazonas, principalmente pelo quantitativo populacional distribuído por todo o território”, avaliou Ualame Machado, titular da Segup.

O Estado do Pará já recebeu do Ministério da Saúde, até o momento, 251 mil doses de vacinas contra a Covid-19. As remessas foram entregues em três lotes, respectivamente nos dias 18, 24 e 25 de janeiro. Foram entregues aos paraenses 222 mil doses da vacina CoronaVac/SinoVac e 29 mil doses da Oxford/AstraZeneca.

O Plano Estadual de Vacinação elaborado pela Sespa prevê que a campanha ocorra, simultaneamente, em todos os 144 municípios do Pará, e os grupos previstos serão cumulativos no decorrer das etapas definidas.