Secom leva oficina de Marketing Digital para moradores da Terra Firme atendidos pelo TerPaz

Saber utilizar estratégias de marketing na internet tem se tornado essencial para pequenos negócios, especialmente, diante da pandemia do novo coronavírus

26/01/2021 12h39 - Atualizada em 26/01/2021 14h08

Empreendedores do bairro da Terra Firme na oficina de Marketing Digital promovida pela Secretaria de Comunicação (Secom), até dia 29Começou nesta terça-feira (26) a oficina de Marketing Digital promovida pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) aos moradores do bairro da Terra Firme, em Belém, atendidos pelo programa Territórios pela Paz (TerPaz). Até a próxima sexta (29) a troca de conhecimentos será intensa na Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle. 

“A escolha por essa oficina reflete uma demanda dos pequenos empreendedores locais por alternativas para melhorar os negócios ou para iniciar um pequeno negócio. Sabemos que a pandemia afeta diretamente os trabalhadores de pequenas empresas ou autônomos. Por isso, é importante a atuação do Estado, levando subsídios teóricos e práticos para contribuir com a economia local nos bairros”, explica Lorena Esteves, coordenadora de Projetos, da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária, da Secom.Moradores podem incrementar a economia local com novos conhecimentosSegundo a coordenadora, a temática da oficina é definida após se ouvir a própria comunidade. Antes a equipe se deslocava até o bairro, apresentava as ações e 17 áreas de trabalho, para que fosse escolhido o tema das qualificações.  Atualmente, com a pandemia, a comunidade preenche um formulário online, indicando os principais interesses e necessidades. A rede local do TerPaz faz a mediação do processo.  

Salomão Denny, que tem um pequeno empreendimento de delivery de comida no bairro, acredita que a iniciativa trará muitos benefícios ao seu negócio. “A gente tem que se atualizar constantemente para conseguir se manter no mercado. Eu sei que um dos diferenciais é investir em tecnologia e no acesso às plataformas digitais, e por isso é tão importante essa oficina, que vai me ajudar a mexer melhor nas ferramentas, o que vai, com certeza, influenciar bastante no meu negócio”, afirma. 

À frente da capacitação, a publicitária, Evelyn Aquino, orienta sobre o uso de ferramentas digitais para ampliação dos pequenos negóciosA publicitária e doutoranda em Comunicação, Evelyn Aquino, é quem ministra a oficina, que abordará a compreensão do funcionamento das mídias digitais, as principais ferramentas de projeção de negócios nas redes sociais, a construção de um planejamento estratégico, e, ainda, oferecerá dicas práticas para serem aplicadas no dia a dia de trabalho, entre outros mecanismos que atraiam clientes e potencializem o crescimento dos empreendimentos.

“Os moradores da Terra Firme têm a oportunidade de ter acesso a essas informações no próprio bairro, o que é uma forma de valorizar a comunidade, trazendo desenvolvimento profissional, construindo territórios mais democráticos, onde as pessoas, de fato, tenham acesso ao conhecimento, especialmente nesse momento de pandemia”, afirma a ministrante da oficina.

Segundo a pedagoga Larissa Alfaia, muitas pessoas não têm a oportunidade de conseguir um emprego formal e acabam investindo no caminho do empreendedorismo. “Muitos aqui no bairro passaram a investir em pequenos negócios e essa oportunidade é muito interessante, para que a gente adquira novos conhecimentos”, ressalta.  

Esta oficina marca a entrada da Secom no bairro da Terra Firme. Em 2020, em função do isolamento social e das medidas impostas pela pandemia, as ações haviam sido suspensas. No mês de dezembro, as atividades foram retomadas com a oficina de marketing digital no bairro da Cabanagem. 

Por Giovanna Abreu (SECOM)