Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Enem 2020: alunos enfrentam Matemática e Ciências da Natureza no segundo dia de prova

Cerca de 166 mil paraenses estão aptos para prestar o exame, que também poderá sei feito de forma on line, pelo Enem Digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
24/01/2021 14h27

Escola Paes de Carvalho é um dos locais de provas em BelémAssim como no primeiro domingo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os portões se abriram às 11h30 para os paraenses que deram continuidade à segunda etapa do processo para ingressar no ensino superior. 

Aline Santiago chegou bem antes do início da prova para não correr o risco de perder o horário. Ela tem 23 anos e já cursa História, mas tem o sonho de ser formar em Direito. Ela avalia que, no domingo passado, os assuntos aplicados no Exame foram interessantes, com um nível elevado, mas acredita ter se saído bem na prova.

“A prova de linguagem estava razoável, dava para fazer, gostei dos assuntos abordados, principalmente sobre essa equidade entre salário de homem e mulher dentro da sociedade, e em humanas tava um pouco difícil de fazer, a prova estava em um nível bem elevado, mas deu para fazer a prova também”, pontuou a aluna, que concluiu dizendo que o tema da redação foi de fácil compreensão, haja vista o atual cenário sanitário do país.Aline Santiago cursa História, mas quer a aprovação em Direito

“Eu gostei do tema da redação, só não soube desenvolver muito bem, eu acho que não me preparei suficiente. Mas foi um bom tema e algo que está em alta, que deve ser trabalhado”, disse ela. 

Johnny Santiago, 16 anos, também estava ansioso no segundo dia do exame e chegou cedo ao seu local de prova. Estudante da Escola Estadual Zacharias de Assunpção, ele acabou de passar para a 3ª série do Ensino Médio e faz o exame apenas como treineiro.

Johnny Santiago, do Zacharias de Assunpção, gostou da 1ª prova“A primeira prova foi bem tranquila, ainda não tive aquela pressão sobre o meu futuro depender dessa prova. Até fiquei um pouco nervoso no início, mas foi bem tranquilo. Eu tenho três áreas para pensar: música, educação física e psicologia. Para este segundo dia, não me sinto muito preparado, mas vamos com a esperança de me sair bem. Já vale a experiência de como será no Enem 2021, que, de fato, valerá para mim”, avaliou o estudante.

ON LINE

Janice Santos, 16, estuda no José Veríssimo, e é treineira no EnemNeste domingo (24), a segunda fase do exame terá 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza, em 5h de duração. Na domingo passado, cerca de 166 mil paraenses se submeteram ao processo seletivo. 

Este ano, em decorrência da pandemia da Covid-19, o Exame avaliativo, além da prova impressa, também poderá ser feito de forma on line, pelo Enem Digital, que está marcado para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Neste modelo, 96 mil alunos em todo o País optaram por esta maneira de avaliação. No estado do Pará, 576 alunos se inscreveram para realizar o exame desta forma.

PREVENÇÃO

Na entrada das escolas onde foram aplicados o processo seletivo, todas as medidas de biossegurança para evitar a contaminação do novo coronavírus foram adotadas, além das pias externas e álcool em gel disponível para a higienização dos alunos. Medidas adotadas pela Secretaria de Estado de Educação no combate à propagação da doença. 

Durante o ano de 2020, mesmo com a suspensão das aulas presenciais na rede estadual, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) desenvolveu diversas ações para assegurar o aprendizado dos alunos e a competitividade no Enem. Entre elas, o programa Enem Pará - desenvolvido em parceria com a Sectet, para preparar os alunos concluintes do Ensino Médio, além da distruibuição dos cadernos de atividades, conteúdos programáticos disponibilizados na plataforma da secretaria, aulas transmitidas pela TV Cultura, áudios disponíveis através do Seducast, bem como a distribuição de chips de internet para que os alunos pudessem acessar os conteúdos em todas as regiões do Pará.