Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SETOR PRODUTIVO

Projeto 'Na Fábrica' inicia atividades de 2021 em empresas de três municípios

A parceria entre governo do Estado e Fiepa permitiu conhecer demandas e produção de empreendimentos em Castanhal, Santa Izabel do Pará e Santa Maria do Pará

Por Fabiana Otero (SEDEME)
23/01/2021 18h15

Em início ao cronograma de atividades deste ano do Projeto "Na Fábrica", as comitivas do Governo do Pará e da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) visitaram na sexta-feira (22) três empreendimentos localizados nos municípios de Castanhal, Santa Izabel do Pará e Santa Maria do Pará, nas regiões Metropolitana de Belém e Nordeste. O objetivo foi fortalecer o diálogo do governo estadual com o setor produtivo, para assegurar um ambiente de negócio atrativo e competitivo às empresas paraenses, O projeto é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Pará (Codec), Banco do Estado do Pará (Banpará) e Fiepa.As equipes vão às fábricas conhecer a realidade de quem investe na economia do Estado

Participaram da agenda o titular da Sedeme, Carlos Ledo; o coordenador da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço (DDICS) da Secretaria, Mauro Barbalho; o diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Manoel Ibiapina; o gerente de Negócios do Banpará, Gabriel Landeia; o vice-presidente da Fiepa e presidente do Centro das Indústrias do Pará, José Maria Mendonça, além da gerente de Negócios do Banpará da Região do Guamá e de representantes do Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

O coordenador Mauro Barbalho explicou que o projeto tem sido uma experiência estimulante, tanto que já estão sendo estruturados com os parceiros do "Na Fábrica", para o mês de março, os encontros setoriais destinados ao fortalecimento da economia paraense.

O representante da Sedeme também informou que as comitivas foram às empresas Plasmetal, que produz PVC reciclado e precisa de incentivo para se tornar competitiva; a Flamboyant, que dispõe de infraestrutura industrial moderna, e a Barbosa, Barbosa & Cia, que atua na fabricação de pré-moldados.As equipes iniciaram o cronograma de 2021 do projeto em três fábricas da RMB e do Nordeste

Interação - De acordo com o secretário Carlos Ledo, a parceria com a Fiepa vem proporcionando nas últimas edições uma maior interação entre o setor produtivo e a Secretaria, proporcionando uma visão mais ampla dos problemas das indústrias, e a maneira como o Poder público pode contribuir para soluções, a fim de garantir maior número de empregos e geração de renda para a população. "Com o sucesso do projeto em 2020, as indústrias estão nos demandando mais, por isso estamos pensando em realizar o 'Na Fábrica' duas vezes por mês", informou Carlos Ledo.

Para o diretor Manoel Ibiapina, a iniciativa possibilitou visitar três empresas distintas e muito importantes. Segundo ele, todas possuem gargalos diferentes, mas são fundamentais para o Estado do Pará. "Considerando que a Codec tem o objetivo de gerar emprego e renda no Estado, tivemos a oportunidade de conhecer melhor o setor produtivo, com a finalidade de atrair novos investidores e ver de que forma essas empresas podem oferecer serviço para outros empreendimentos, além de criar um melhor ambiente de negócios", ressaltou.

"Cada vez que ocorre uma edição do Projeto 'Na Fábrica' mais nos certificamos do quanto foi acertado promover essa iniciativa, que aproxima o empresário do governo estadual, contribuindo para que o Sistema Fiepa e o CIP se sintam fortalecidos para defender o setor, propondo políticas públicas coerentes com as próprias necessidades", destacou José Maria Mendonça.

Indústrias - A primeira fábrica que recebeu a visita da comitiva foi a Plasmetal, localizada no município de Santa Izabel do Pará (na RMB), de forros e tubos de PVC, inclusive utilizando material reciclado. O auxiliar administrativo Hassan Hejeije explicou que a empresa tem mais de 25 anos no mercado e, atualmente, enfrenta desafios impostos pela pandemia de Covid-19, que prejudicou a compra de matéria-prima, além da questão dos incentivos fiscais.O projeto reúne gestores de órgãos estaduais e da Federação das Indústrias

A equipe também esteve na empresa Flamboyant, que fabrica iorgurtes e bebidas lácteas, e tornando referência há 23 anos no mercado nacional. Com 15 mil metros quadrados, a unidade fabril funciona em Castanhal (RMB) e conta com mais de 400 funcionários e tecnologia moderna.

O diretor executivo Eronildo Rocha disse que o projeto é uma iniciativa ímpar, porque não é comum representantes do governo visitarem a fábrica da Flamboyant. "É gratificante receber entidades que nos fortalecem e garantem a nossa competitividade no mercado", ressaltou.

A empresa Barbosa, Barbosa & Cia LTDA. foi a última no roteiro de visitas. Situado em Santa Maria do Pará, o empreendimento atua há 26 anos no campo industrial, fabricando postes e subestações de concreto e galpões pré-moldados. 

Para o diretor da empresa, Rubens Barbosa, o programa é extremamente importante, pois aproxima e inova, já que está tratando o assunto sobre o setor industrial de uma forma extremamente objetiva e clara. "Com o 'Na Fábrica' temos todas as engrenagens, pessoas e entidades envolvidas para ter o resultado esperado", acentuou.