Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional Público da Transamazônica inicia vacina contra Covid-19

Técnicas de Enfermagem são as primeiras imunizadas e início da vacinação foi marcado pela emoção e sentimento de esperança

Por Karine Sued Oliveira (HRPT)
20/01/2021 16h08

Tatiane Suzuki, a primeira técnica de Enfermagem a ser vacinada contra a Covid-19 na região do Xingu nesta terça-feira (19)Emoção e esperança marcaram o início da vacinação contra Covid-19 no Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, na noite desta terça-feira (19). A técnica de enfermagem do hospital, Tatiane Suzuki, foi a primeira profissional de Saúde a receber a vacina contra o novo coronavírus na região do Xingu.

"Agradeço a Deus pela oportunidade. Depois de momentos tão difíceis que passamos no ano passado, a vacina chegou para nos dar mais tranquilidade. É uma honra estar aqui representando os profissionais da Saúde”, disse Tatiane Suzuki, emocionada.

Ela atua há quatro anos no HRPT, e fez um discurso de agradecimento ao trabalho de todos os profissionais enfantizando os esforços deles no combate à doença. A emoção sentida pela profissional de enfermagem também tinha um outro motivo especial. Em abril, ela recebeu o primeiro paciente internado por Covid-19 no HRPT. 

Por conhecer a alegria de pacientes recuperados, e a dor de famílias que perderam entes queridos, a técnica em Enfermagem fez um apelo à população. "Nesse momento de felicidade, precisamos reforçar os cuidados e nos manter em segurança. Peço para todos que mantenham a força e se protejam e cuidem uns dos outros", disse Tatiane. 

Aos 63 anos, enfermeira do Município, também teve prioridade na imunização

Solange Rodrigues dos Santos, técnica de Enfermagem do Hospital Municipal de Altamira, de 63 anos, foi a primeira servidora do município a receber a dose da vacina, na primeira fase de imunização da população de Altamira.  

Além de representar os colegas de profissão, Tatiane e Solange também se tornaram símbolo de esperança para toda a população do Xingu.

O primeiro lote de vacinas será direcionado aos profissionais de Saúde, indígenas aldeados e idosos institucionalizados, que compõem o grupo prioritário da primeira fase da campanha.

O Hospital Regional Público da Transamazônica é uma unidade do Governo do Estado, gerenciada pela Pró-Saúde, entidade que realiza a gestão de serviços de saúde há mais de 50 anos.

Estratégico na região sudoeste do Pará, o Hospital Regional da Transamazônica é referência para 500 mil pessoas, de nove municípios na região de integração do Xingu. 

Em dezembro do ano passado, a unidade completou 14 anos de relevância para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). São mais de 3,4 milhões de atendimentos realizados desde a sua inauguração, em 2006.