Grupo Nuaruaques mostra na Estação das Docas uma festa de ritmos regionais
Vitrine para a cultura paraense, o projeto Pôr do Som apresenta nesta sexta-feira (7) o Grupo de Expressões Folclóricas Nuaruaques, oriundo do Arquipélago do Marajó, na orla do Armazém 3 da Estação das Docas, a partir das 18h30. No repertório, muito ritmo tradicional do Pará.
Criado em 1991 em Ponta de Pedras, município marajoara, o Grupo Nuaruaques tem influência indígena (Nuaruaques significa “comedor de farinha”), e seu objetivo é resgatar, expandir e valorizar a cultura paraense, com suas lendas, mitos, canções, comidas e danças folclóricas, além de divulgar o município, incentivando a atividade turística.
Entre as danças coreografadas que serão apresentadas estão “Vem pro Pará”, “Esse rio é minha rua”, samba de cacete, siriá, lundu marajoara e carimbó. “Somos um grupo de pau e corda e mantemos essa tradição há três gerações. Valorizar a nossa cultura em cada apresentação é a nossa missão”, disse o presidente do grupo, Tobias Barbosa.
O projeto Pôr do Som é uma realização da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças e o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, e promove sempre às sextas-feiras programações culturais gratuitas.
Serviço: Projeto Pôr do Som – Apresentação do Grupo de Expressões Folclóricas Nuaruaques, na sexta-feira (7), às 18h30, na orla do Armazém 3, na Estação das Docas (Boulevard Castilhos França, s/n, Bairro da Campina). Entrada gratuita. Mais informações: (91) 3212-5525 (ramal 30).