Alunos da rede estadual recebem kits conectividade para preparação do Enem
Iniciativa da Unicef em parceria o Instituto Peabiru contempla alunos das escolas estaduais que compõem Programa Território pela Paz (TerPaz)
Vinte estudantes atendidos pelo Programa TerPaz, do Governo do Pará, ganharam kits com aparelhos celulares do Unicf e Inst. PeabiruVinte estudantes da rede estadual de ensino receberam kits conectividade para auxiliar na preparação para o Enem 2020, nesta quinta-feira (14). A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Instituto Peabiru, através do projeto “Rumo ao ENEM/1Milhão de Oportunidades para alunos”, visa a garantir o acesso e dar suporte e apoio, por meio de acesso digital, para os adolescentes e jovens que realizarão as provas, neste cenário de pandemia da Covid-19.
A ação também objetiva assegurar que os estudantes em vulnerabilidade social e com dificuldades de acesso aos materiais didáticos tenham acesso ao ensino remoto. O Instituto Peabiru é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) brasileira, fundada em 1998, que tem por missão facilitar processos de fortalecimento da organização social e da valorização da sociobiodiversidade. O Peabiru tem sede em Belém e atua no bioma amazônico.
Para o representante do Instituto Peabiru, Edgar Barra, a proposta é garantir a preparação de todos os alunos. "O Unicef e seus parceiros acreditam que gerar oportunidade é um divisor de águas para adolescentes e jovens, especialmente em territórios mais vulneráveis como a Amazônia".
Os estudantes contemplados com os kits estudam regularmente em escolas estaduais em bairros do programa Território Pela Paz "Então, a gente recebeu a ideia do Unicef de entregar 300 kits na região amazônica: 150 em Belém, 150 em Manaus. Aqui em Belém, a gente conversou com a Seduc e pediu que selecionasse o quantitativo de estudantes no perfil do edital para garantir a preparação dos alunos para o Exame. Isso é resultado de uma parceria que já vem há muito tempo em ações de saúde, social etc”, ressaltou Edgar Barra.
Os alunos escolhidos para receber o benefício fazem parte das escolas estaduais do programa Território Pela Paz (TerPaz). Eles atendem as regras e condições estabelecidas pelo edital. “Nossos alunos receberam hoje 20 kits, e essa escolha se deu pelo perfil informado pela Unicef e o instituto Peabiru, e imediatamente a secretaria reportou para as escolas do território pela Paz", disse a coordenadora de Ações Complementares (Caec) da Seduc, Giovana Costa.
"O Território pela Paz foi contemplado devido o perfil solicitado para receber os kits rumo ao Enem. São alunos vulneráveis, que estão em territórios de risco, que possuem cadastro único, recebem o benefício do Bolsa Família, estão na 3ª série do Ensino Médio, inscritos no Enem e não têm telefone celular de grande potência para o acesso às redes”, explicou a coordenadora da Caec.
Estudante da 3ª série do ensino médio da escola Barão do Igarapé-Miri, Kayan Trindade contou que ficou surpreso com a iniciativa e disse que o kit será de grande valia para os estudos dele. “Estou feliz, eu não esperava nada disso. Eu achava que eram coisas apenas para levarmos para o Enem como por exemplo: álcool em gel, máscaras, mas não esperava que eles fossem dar um celular para a gente.
"Isso nos auxiliará bastante porque com as aulas remotas, nem todos os alunos têm alcance, pelo fato de não terem a tecnologia necessária ou então a rede móvel. Dando este auxílio de celular, vai ajudar muitas pessoas, pois poderemos utilizar para assistir às aulas, estudar e também ter acesso à internet”, pontuou o aluno Kayan Trindade.
Para receber o benefício, os adolescentes e jovens precisavam estar dentro dos critérios estabelecidos, tais como: estar matriculado em escola pública cursando o último ano do Ensino Médio (ou já ter concluído, mas estar em preparação para o Enem; residir em local no qual haja cobertura de algum sinal de telecomunicação/internet; não dispor de pacote de dados, assinatura ou acesso gratuito à internet; estar inscrito no Enem; viver em família com renda per capita inferior a R$ 178,00; estar engajado/a em alguma iniciativa comunitária ou estar disposto a engajar-se a partir desta iniciativa; ter entre 14 e 24 anos e residir em Belém (PA) ou Manaus (AM) ou em suas regiões metropolitanas.
Durante a cerimônia de entrega, os alunos estiveram acompanhados dos pais ou responsáveis, dos gestores da Unidade Seduc na Escola (Use), além da secretária-adjunta de Ensino, Regina Pantoja. Ela entregou em mãos os kits aos alunos. Também participaram a coordenadora do TerPaz/Seduc, Ivete Brabo e a professora Regina Celli, coordenadora do Sistema Modular de Ensino (Some).
O diretor da Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, uma das contempladas, enfatizou a ação. “Sem dúvida é uma iniciativa louvável da Unicef em parceria com o Instituto Peabiru, para mostrar as pessoas que não têm noção da importância da tecnologia na vida dos alunos e para o Enem, em nossa nova realidade não têm ideia do quanto isso vai beneficiar essas famílias. São famílias carentes que não têm condições de ter acesso à internet, a tecnologia e, hoje a gente pode possibilitar isso, e é determinante para preparar esse estudante para o Enem e para a vida”, disse o diretor.