Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Alunos da rede estadual recebem kits conectividade para preparação do Enem 

Iniciativa da Unicef em parceria o Instituto Peabiru contempla alunos das escolas estaduais que compõem Programa Território pela Paz (TerPaz) 

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
15/01/2021 14h07

Vinte estudantes atendidos pelo Programa TerPaz, do Governo do Pará, ganharam kits com aparelhos celulares do Unicf e Inst. PeabiruVinte estudantes da rede estadual de ensino receberam kits conectividade para auxiliar na preparação para o Enem 2020, nesta quinta-feira (14). A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Instituto Peabiru, através do projeto “Rumo ao ENEM/1Milhão de Oportunidades para alunos”, visa a garantir o acesso e dar suporte e apoio, por meio de acesso digital, para os adolescentes e jovens que realizarão as provas, neste cenário de pandemia da Covid-19.

A ação também objetiva assegurar que os estudantes em vulnerabilidade social e com dificuldades de acesso aos materiais didáticos tenham acesso ao ensino remoto. O Instituto Peabiru é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) brasileira, fundada em 1998, que tem por missão facilitar processos de fortalecimento da organização social e da valorização da sociobiodiversidade. O Peabiru tem sede em Belém e atua no bioma amazônico.

Para o representante do Instituto Peabiru, Edgar Barra, a proposta é garantir a preparação de todos os alunos. "O Unicef e seus parceiros acreditam que gerar oportunidade é um divisor de águas para adolescentes e jovens, especialmente em territórios mais vulneráveis como a Amazônia".

Os estudantes contemplados com os kits estudam regularmente em escolas estaduais em bairros do programa Território Pela Paz "Então, a gente recebeu a ideia do Unicef de entregar 300 kits na região amazônica: 150 em Belém, 150 em Manaus. Aqui em Belém, a gente conversou com a Seduc e pediu que selecionasse o quantitativo de estudantes no perfil do edital para garantir a preparação dos alunos para o Exame. Isso é resultado de uma parceria que já vem há muito tempo em ações de saúde, social etc”, ressaltou Edgar Barra. 

Os alunos escolhidos para receber o benefício fazem parte das escolas estaduais do programa Território Pela Paz (TerPaz). Eles atendem as regras e condições estabelecidas pelo edital. “Nossos alunos receberam hoje 20 kits, e essa escolha se deu pelo perfil informado pela Unicef e o instituto Peabiru, e imediatamente a secretaria reportou para as escolas do território pela Paz", disse a coordenadora de Ações Complementares (Caec) da Seduc, Giovana Costa.

"O Território pela Paz foi contemplado devido o perfil solicitado para receber os kits rumo ao Enem. São alunos vulneráveis, que estão em territórios de risco, que possuem cadastro único, recebem o benefício do Bolsa Família, estão na 3ª série do Ensino Médio, inscritos no Enem e não têm telefone celular de grande potência para o  acesso às redes”, explicou a coordenadora da Caec. 

Estudante da 3ª série do ensino médio da escola Barão do Igarapé-Miri, Kayan Trindade contou que ficou surpreso com a iniciativa e disse que o kit será de grande valia para os estudos dele. “Estou feliz, eu não esperava nada disso. Eu achava que eram coisas apenas para levarmos para o Enem como por exemplo: álcool em gel, máscaras, mas não esperava que eles fossem dar um celular para a gente.

"Isso nos auxiliará bastante porque com as aulas remotas, nem todos os alunos têm alcance, pelo fato de não terem a tecnologia necessária ou então a rede móvel. Dando este auxílio de celular, vai ajudar muitas pessoas, pois poderemos utilizar para assistir às aulas, estudar e também ter acesso à internet”, pontuou o aluno Kayan Trindade. 

Para receber o benefício, os adolescentes e jovens precisavam estar dentro dos critérios estabelecidos, tais como: estar matriculado em escola pública cursando o último ano do Ensino Médio (ou já ter concluído, mas estar em preparação para o Enem; residir em local no qual haja cobertura de algum sinal de telecomunicação/internet; não dispor de pacote de dados, assinatura ou acesso gratuito à internet; estar inscrito no Enem; viver em família com renda per capita inferior a R$ 178,00; estar engajado/a em alguma iniciativa comunitária ou estar disposto a engajar-se a partir desta iniciativa; ter entre 14 e 24 anos e residir em Belém (PA) ou Manaus (AM) ou em suas regiões metropolitanas. 

Durante a cerimônia de entrega, os alunos estiveram acompanhados dos pais ou responsáveis, dos gestores da Unidade Seduc na Escola (Use), além da secretária-adjunta de Ensino, Regina Pantoja. Ela entregou em mãos os kits aos alunos. Também participaram a coordenadora do TerPaz/Seduc, Ivete Brabo e a professora Regina Celli, coordenadora do Sistema Modular de Ensino (Some). 

O diretor da Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, uma das contempladas, enfatizou a ação. “Sem dúvida é uma iniciativa louvável da Unicef em parceria com o Instituto Peabiru, para mostrar as pessoas que não têm noção da importância da tecnologia na vida dos alunos e para o Enem, em nossa nova realidade não têm ideia do quanto isso vai beneficiar essas famílias. São famílias carentes que não têm condições de ter acesso à internet, a tecnologia e, hoje a gente pode possibilitar isso, e é determinante para preparar esse estudante para o Enem e para a vida”, disse o diretor.