Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Fundação Carlos Gomes resgata patrimônio e oferta novo curso

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/04/2017 00h00

Mais um patrimônio da rica tradição musical paraense foi entregue totalmente restaurado pelo Governo do Estado na noite desta quinta-feira, 6. Com a inauguração do prédio administrativo da Fundação Carlos Gomes (FCG), vizinho do centenário instituto que leva o mesmo nome, na Avenida Gentil Bittencourt, o Estado resgata um bem e abre as portas para uma nova geração ao ofertar, de forma oficial, mais um curso na área musical. A inauguração foi feita pelo superintendente da FCG, Paulo José Campos de Melo, com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Alex Fiúza de Melo.

Funcionários, professores e alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), convidados e servidores prestigiaram a inauguração. O prédio antigo da instituição – construção posterior ao modernismo que guarda características do estilo arquitetônico Art Déco – foi totalmente restaurado. Nele estão localizadas a superintendência, as diretorias e a procuradoria. Na reforma, houve a instalação de uma nova rede elétrica, telefônica, hidráulica e de esgoto, seguindo recomendação do Corpo de Bombeiros.

Para Paulo José Campos de Melo, a reforma mostra o compromisso do Estado com a cultura e a educação. “O ensino musical no Pará é tradição e referência em todo o mundo. Recebemos artistas nacionais e internacionais que ficam encantados com a nossa estrutura, organização e cuidado, dos eventos que promovemos às nossas instituições. Hoje inauguramos mais que um prédio. É a entrega de volta à população paraense de um patrimônio que nos orgulha e enriquece”, afirmou.

Resgate

À riqueza do prédio reformado soma-se o novo anexo que foi construído para abrigar o arquivo geral, sala de reuniões, copa, estacionamento e demais setores administrativos. O espaço mais nobre, porém, é a Lutheria, que já existia na organização do IECG, mas que, na nova edificação, foi modernizado para ser a sede do curso técnico de formação de Luthier, o mais novo a ser ofertado na grade curricular de ensino do instituto. Além de ampliar a formação musical no Estado, ele vai resgatar uma profissão praticamente extinta no Brasil.

O luthier da FCG, Paulo Sérgio, será o instrutor do curso. Há 30 anos no ramo de fabricação e manutenção de instrumentos musicais – particularmente os de cordas flexionadas, como violino e violoncelo –, ele é um apaixonado pela profissão. E não vê a hora de repassar para novas gerações a expertise que foi aperfeiçoando ao longo do tempo. “A abertura oficial da Lutheria para abrigar um curso é motivo de muita satisfação para todos que trabalham com música. Representa também o resgate de um profissional que, pela raridade, hoje é muito valorizado no meio”, atesta.

Oportunidade

O compromisso com a formação de excelência é uma das marcas do IECG. Segundo o diretor de Ensino do instituto, Cláudio Trindade, a grade curricular ganha mais um curso e dá oportunidade a novos jovens, com uma nova oferta de profissão. “O nosso curso de Luthier é único no Norte e Nordeste do Brasil. Somos procurados por músicos de fora do país pelo capricho com que nosso luthier trata os instrumentos. A abertura desse novo espaço vai propiciar a ampliação desse trabalho”, assinalou, informando que hoje o instituto tem 1.532 alunos (entre os cursos livres e de formação técnica a superior) e 95 professores.

Um desses estudantes é Fernanda Calandrine, 16 anos, que há sete anos estuda piano. Influenciada por um tio que estudou fagote, a jovem testemunhou a inauguração do novo prédio da FCG e disse que a iniciativa mostra o compromisso dos gestores estaduais com a educação musical paraense. “A música é uma coisa que transforma a vida de qualquer pessoa, especialmente a de um jovem. Pretendo seguir na carreira como professora, seguindo um caminho de prosperidade e cultura. Tenho a segurança de que vou alcançar meus objetivos estudando no Carlos Gomes”, afirmou.

A Fundação Carlos Gomes (FCG) completou 30 anos em 2016. Foi criada em 1986 como entidade mantenedora do centenário Instituto Estadual Carlos Gomes, também conhecido como Conservatório Carlos Gomes, fundado em 24 de fevereiro de 1895. A fundação tem por missão difundir a educação musical como instrumento de socialização e inclusão social, promover o ensino musical de qualidade com a oferta de cursos básico, técnico e superior de música, atendendo crianças, jovens e adultos no Pará. A instituição forma músicos para o mercado, promove importantes eventos artístico-pedagógicos e desenvolve atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.