Município de Portel terá terminal hidroviário reconstruído pela CPH

Obra vai beneficiar cerca de 70 mil habitantes da cidade, cuja porta de entrada é por meio hidroviário

14/01/2021 10h47 - Atualizada em 14/01/2021 12h00

Nesta quinta-feira (14), o presidente da CPH, Abraão Benassuly, recebeu o prefeito do município, Paulo FerreiraO município de Portel, no arquipélago do Marajó, vai ganhar, em breve, o terminal hidroviário de passageiros e cargas reconstruído pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). A obra vai atender cerca de 70 mil habitantes da cidade, cuja porta de entrada é por meio hidroviário. Na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito do município, Paulo Ferreira, foi recebido em gabinete pelo presidente da CPH, Abraão Benassuly, que repassou mais detalhes sobre a revitalização do espaço.

"O projeto de reforma e adequação do terminal hidroviário de Portel está contemplado entre todos os portos do município do Marajó. Já temos os recursos assegurados por meio da Caixa Econômica Federal, então a ordem do governador Helder Barbalho é reconstruir esse locais para que possamos dar mais conforto e segurança para população marajoara", destaca Abraão Benassuly, presidente da CPH. 

O gestor da CPH adiantou que a obra está em fase de elaboração do projeto básico e executivo, e que após essa fase, deve ser aberta licitação para contratar a empresa que vai realizar a reconstrução do terminal. Após a revitalização, o terminal contará com cadeiras confortáveis, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. Já a obra naval contemplará a instalação de rampa metálica biarticulada coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros. 

Para o prefeito de Portel, Paulo Ferreira, a reconstrução do terminal vai trazer mais segurança para os moradores do município, que necessitam de um espaço adequado para realizar as viagens. "Portel tem uma população grande e o único meio de transporte é o hidroviário. Temos uma deficiência muito grande de um porto na cidade, então essa reforma será de muita importância para todos. Dessa maneira, vamos trazer conforto tanto para os moradores de Portel, quanto para os outros passageiros que vivem na região", disse o prefeito, durante a visita na CPH.

Por Bruno Magno (CPH)