Seap faz visita técnica ao Centro de Recuperação de de Paragominas
Objetivo foi certificar que a casa penal está seguindo os padrões das demais unidades prisionais do Estado e garantindo um ambiente digno e seguro a custodiados e servidores
Na manhã desta terça-feira (29), a equipe do corpo diretivo e técnico da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou visita técnica ao Centro de Recuperação Regional de Paragominas (CRRPA), localizada no sudeste paraense. O objetivo foi certificar que a casa penal está em pleno funcionando, seguindo os padrões das demais unidades prisionais do Estado e garantindo um ambiente digno e seguro a custodiados e servidores.
O CRRPA havia sido vistoriado recentemente pela Comissão de Correição Administrativa e Operacional (CCAOS), a qual visita estabelecimentos prisionais sem aviso prévio, para fazer a análise da execução dos procedimentos administrativos e operacionais, observando possíveis pendências a serem corrigidas e certificando que tudo está sendo feito conforme o Manual de Procedimentos Operacionais, desenvolvido pela Seap. Após a CCAOS identificar as necessidades do estabelecimento, a secretaria enviou equipe multidisciplinar à unidade de Paragominas, comandada pelo diretor interventor Geraldo Gomes, que permaneceu 30 dias no local, fazendo a correição administrativa e operacional dos procedimentos realizados na casa.
Equipe do corpo diretivo e técnico da Seap durante a visita ao Centro de Recuperação Regional de Paragominas (CRRPA)A visita técnica também marcou a finalização do trabalho da equipe de apoio e a entrega da gestão integral da casa para o diretor Carlos Favacho. A chefe de gabinete, Sheila Faro; o diretor de Administração Penitenciária, Ringo Alex Frias; a diretora de Logística, Patrimônio e Infraestrutura, Kamila Costa e o diretor de Reinserção Social, Belchior Machado; realizaram a visita técnica da unidade de Paragominas.
O diretor do CRRPA, Carlos Favacho, conta que fica feliz em ver a unidade limpa, organizada e dentro dos procedimentos. “A expectativa é que a gente possa dar continuidade em todos os procedimentos da Seap. Depois de todo o trabalho realizado dentro da unidade, nós só pretendemos dar o nosso melhor, como Seap, para o sistema penitenciário e para a sociedade que está lá fora”, disse.
Salinópolis
O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, também visitou o Centro de Recuperação Regional de Salinópolis (CRRSAL), no nordeste paraense. Na ocasião, foi constatado que o CRRSAL está seguindo os protocolos estabelecidos pela Seap, conforme o manual de padronização da secretaria.
A nova tomada de iniciativa das visitas técnicas tem o intuito de minimizar alguns erros observados em unidades e solucioná-los. Com isso, todas as 49 unidades prisionais podem oferecer o mesmo padrão de custódia às pessoas privadas de liberdade em todo o Estado.