Prefeitos e secretários de Educação defendem integração com a Seduc
A integração dos gestores municipais com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da troca de experiências e discussão de metodologias pedagógicas para fortalecer o processo ensino-aprendizagem nas cidades paraenses, foi o tema predominante na abertura do Fórum Estadual Ordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PA), nesta terça-feira (11), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O evento reúne prefeitos e secretários municipais de Educação.
Ao defender que somente com a parceria entre o governo estadual e as prefeituras é possível avançar no setor educacional, a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, destacou que essa é a proposta colocada em prática, desde 2013, no âmbito do Pacto pela Educação do Pará, iniciativa que congrega governo do Estado, prefeituras e rede de parceiros.
O Pacto vem apresentando resultados positivos, como a educação paraense sair da 26ª posição para a 22ª no Índice Nacional da Educação Básica (Ideb 2015), e melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.
“Comemoramos não apenas a elevação no Ideb, mas, sobretudo, a união de todos no Estado, fazendo com que o Pará melhorasse sua posição”, disse a secretária, que concorda com o presidente da Undime Nacional, Alécio Costa, quando este afirmou no evento que, depois do prefeito, a pessoa mais importante na gestão do município é o secretário de Educação, pela capilaridade do setor, que agrega cidadãos em ações e campanhas, inclusive, intersetoriais de governo.
Servidor público - O papel social do secretário municipal de Educação foi enfatizado pela titular da Seduc. “Aqui, no Estado, nós educadores atendemos a 2 milhões de alunos. Além do aspecto pedagógico em si, temos de lidar com assuntos de infraestrutura física de escolas, transporte, alimentação, funcionários e segurança. Ser secretário de Educação, em qualquer esfera de governo, é ter convicção de que se deve atuar como servidor público 24 horas por dia, buscando por meio da criatividade e da inovação uma educação de qualidade para o nosso Estado”, acrescentou Ana Claudia Hage.
Segundo ela, os participantes do evento, em especial os novos secretários municipais de Educação, devem aproveitar a oportunidade de assimilar conceitos e práticas acerca da gestão pública educacional, e não aceitar propostas mirabolantes de terceiros para solucionar problemas e entraves do setor educacional.
A secretária colocou a Seduc à disposição dos gestores municipais, e defendeu a capacitação permanente de funcionários municipais, para o desenvolvimento de projetos e ações no setor.
Aperfeiçoamento - Com o tema “Dirigente Municipal de Educação: construindo uma gestão com colaboração e inovação”, o Fórum tem programação até esta quarta-feira (12).
Segundo Aclécio Costa, os secretários municipais de Educação necessitam ter um diálogo aberto e franco com os prefeitos, para que superem dificuldades visando o funcionamento das redes de ensino.
Ao saudar os participantes do Fórum, o presidente da Undime no Pará, Onilson Carvalho, observou que o conjunto de secretários municipais de Educação no Estado foi renovado em 70%, o que contribui para que a Undime-PA proponha reunir todos na defesa do fortalecimento da educação.
José Roberto Silva, secretário adjunto de Ensino da Seduc e representante do Conselho Estadual de Educação (CEE), frisou a disposição da entidade em orientar os gestores municipais a constituir conselhos e dirimir dúvidas sobre trâmite de processos e cumprimento de legislação do setor educacional em vigor.
Andréa Saar, coordenadora geral de Programas para o Desenvolvimento do Ensino/Fundo Nacional de Desenvolvimento a Educação (FNDE), e Vânia Castro, da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase/Ministério da Educação), orientaram os secretários municipais acerca de ações educativas, principalmente sobre os planos municipais de Educação.
José Azevedo Leão, presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado (Famep), enfatizou a intenção da entidade de contribuir com as ações dos secretários municipais de Educação.