Adepará anuncia fortalecimento do serviço de inspeção no Seminário Novos Gestores 2021
No encontro nesta tarde de sábado (12), em Belém, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará compartilhou ações estratégicas para produção
Diretor geral da Adepará, Jamir Macedo conversou com os prefeitos eleitos sobre as estratégias de desenvolvimento em diversas áreasA atuação do serviço de inspeção foi o principal tema abordado durante a conversa entre o diretor geral da Adepará, Jamir Macedo, e os prefeitos paraenses eleitos em outubro de 2020. O encontro entre o gestor estadual e os municipais ocorreu na tarde deste sábado (12), em Belém, durante a programação do Seminário Novos Gestores 2021, promovido pelo Governo do Estado e a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), com o objetivo de compartilhar com os gestores municipais estratégias de desenvolvimento em diversas áreas de atuação.
“É muito importante essa aproximação com os novos gestores porque podemos falar sobre a importância do trabalho da Agência e também porque trabalhando em parceria com as prefeituras conseguiremos construir uma defesa agropecuária mais forte, desenvolver ainda mais o setor produtivo, o que resulta em mais renda, mais empregos, enfim, uma economia mais fortalecida e um Estado cada vez mais próspero. Ademais, durante o seminário os gestores estaduais têm a oportunidade de conversar com os prefeitos eleitos, orientá-los quanto às atribuições de cada instituição e as principais ações desenvolvidas nos municípios”, detalhou Jamir Macedo.
Além da instrução e orientação sobre o desenvolvimento e execução dos programas de defesa agropecuária e sanitária, o diretor da Adepará apresentou aos prefeitos eleitos o projeto de fortalecimento do serviço de inspeção municipal.
Gestores estaduais abordaram as parcerias e as iniciativas do governo do Pará para o desenvolvimento de uma economia limpa “Neste projeto nós fornecemos todo o subsídio necessário para que as prefeituras implantem o serviço de inspeção e possam registrar as agroindústrias e estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal ou vegetal dentro de seu município. Nas cidades onde já há o serviço, a Adepará atua de forma orientativa para que este serviço se torne mais forte e mais eficiente”, explica o titular da Agência.
Pelo Programa de Fortalecimento do Serviço de Inspeção Municipal, a Adepará fornecerá às prefeituras a minuta da lei de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), todos os procedimentos e formulários utilizados para o serviço de inspeção durante as ações de vistoria e registro dos estabelecimentos, além de treinar os técnicos e servidores que atuarão no SIM.
“A partir disso, cada município poderá registrar seus estabelecimentos, proporcionando maior desenvolvimento municipal, aumentando a geração de emprego e renda na cidade, além de garantir mais segurança ao consumidor que saberá que os produtos adquiridos obedecem aos critérios de sanidade estabelecidos”, conclui Jamir Macedo.
Conferência
Também durante a programação do Seminário Novos Gestores 2021, o diretor-geral da Adepará participou da conferência Gestão Territorial Sustentável, na qual, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Mauro O’ de Almeida, abriu o debate compartilhando a atuação integrada entre a Semas e outros órgãos estaduais, no Programa Territórios Sustentáveis.
A Adepará atua no Programa desenvolvendo ações de cadastramento e atualização cadastral de propriedades rurais e agroindústrias, além de reunir com o sindicatos rurais e associações de produtores e cooperativas locais para orientar e esclarecer dúvidas relacionadas à defesa animal e vegetal.
Entre os objetivos do "Territórios Sustentáveis" estão: aumentar produtividade e renda, a partir da oferta extensiva de assistência técnica rural; cumprir o Código Florestal, observando as normas de Reserva Legal e Área de Preservação Permanente (APP), mediante a avaliação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e eventual elaboração do Programa de Regularização Ambiental (PRA) do imóvel rural.
Além da Adepará, também integram o "Territórios Sustentáveis" o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).