Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Atuação de fonoaudiólogo reduz tempo de internação e aumenta qualidade de vida do paciente

De janeiro a novembro deste ano, o Hospital Geral de Tailândia registra mais de 600 atendimentos pelo Serviço de Fonoaudiologia

Por Cleyton Rogério (HGT-Tailândia)
10/12/2020 18h21

Referência na assistência de baixa e média complexidade, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, oferece entre várias especialidades o Serviço de Fonoaudiologia, cuja categoria profissional é homenageada no dia 09 de dezembro. Na unidade, que integra a rede pública estadual de saúde, as comemorações se estendem por esta semana, a fim de reiterar a importância dessa especialidade médica.O atendimento oferecido pelo Hospital também ajuda parturientes

A atuação desses profissionais é fundamental para recuperação e reabilitação do paciente, reduzindo o tempo de internação com atividades respiratórias e motoras, evitando contraturas e deformidades, principalmente na manutenção da função respiratória em pacientes submetidos à ventilação mecânica - como nos casos graves de Covid-19. Outro benefício é a diminuição do tempo de intubação do paciente, minimizando o risco de broncoaspiração.

A fonoaudióloga do HGT, Sinthia Leão, complementa o profissional atua de forma interdisciplinar com objetivo de prevenir  ou minimizar sequelas dos usuários internados, por meio de avaliação, reabilitação e triagem das funções orofaciais, que melhoram a qualidade de vida.Sinthia Leão destaca a importância do trabalho do fonoaudiólogo para prevenir ou minimizar sequelas nos usuários

A avaliação sobre a necessidade dessa terapia é feita pelo médico ou pela equipe de enfermagem que acompanha o tratamento do usuário, principalmente diante de dificuldades na alimentação, como deglutição, mastigação e sucção. “Os casos mais comuns para o atendimento de fonoaudiologia vão de disfagia (dificuldade de engolir), desmame de sonda, estimulação da amamentação, adequação da posição e orientação às parturientes”, disse Sinthia Leão.

O HGT integra a rede de saúde pública estadualEntre os principais atendimentos feitos pela equipe multidisciplinar do HGT em 2019 estão 618 na área de Fonoaudiologia. De janeiro a novembro de 2020, esse número chegou a 615.

Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar nas especialidades Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

Serviço: O HGT está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752-3121.