Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESSOCIALIZAÇÃO

Duas unidades penitenciárias recebem salas de aula e biblioteca

Os espaços serão utilizados nas atividades educacionais já oferecidas aos custodiados

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
04/12/2020 19h00

Como o parte dos investimentos na melhoria do ensino nas unidades penitenciárias do Pará, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) entregou na última quinta-feira (3) salas de aulas e biblioteca no Centro de Progressão Penitenciária de Belém (CPPB) e na Central de Recaptura de Condenados (CRCO), ambos localizados em Belém.

As novas estruturas darão suporte às atividades educacionais, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Projeto Ibraema (Instituto Brasileiro de Educação e Meio Ambiente) e aulas preparatórias para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Na CRCO, uma cela que estava cheia de entulhos foi transformada uma sala de aula para beneficiar os internos. No CPPB, a biblioteca, com um acervo de livros didáticos, vai incentivar a leitura entre os custodiados.

Cursos - O diretor do CPPB, Fernando Lopes, ressaltou a importância da sala de aula. "Esses espaços serão utilizados como sala de leitura, e também servirão para ministrar cursos de empreendedorismo", informou. Para Kelvia Araújo, diretora da CRCO, a sala de aula é um grande passo para o desenvolvimento da educação. "Antes, a CRCO era conhecida como uma unidade de ‘castigo’. Mas agora há mais um espaço digno para promover e humanização da pena. O nome da nossa sala é 'recapturando vidas', porque esse é o objetivo da Seap", afirmou.

Segundo o diretor de Reinserção Social, Belchior Machado, os avanços educacionais nas unidades prisionais são visíveis. "Mesmo com a pandemia, conseguimos profissionalizar mais de 750 pessoas privadas de liberdade, em diversos cursos. Além disso, saímos de 89 alunos em alfabetização para 623, em 32 unidades. Esses são números que tenderão a crescer cada vez mais", garantiu.