Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'MIRAR NAS NUVENS'

Encontro de Servidores começa com debate sobre desafios do mundo virtual

O evento realizado totalmente on-line prossegue na sexta-feira com palestras e oficinas

Por Isabela Quirino (EGPA)
03/12/2020 19h53

Com o tema “Mire nas Nuvens: Desafios diante de um mundo virtual” foi realizado nesta quinta-feira (3) a primeira parte da programação do II Encontro de Servidores Públicos do Pará, totalmente on-line. “O cenário estruturado é de um mundo cada dia mais virtual, que rompe com regras de uma forma de fazer anteriormente presenciais, e identifica um usuário cada vez mais disposto ao ambiente virtual. Neste segundo encontro, o governo do Estado conclama todos os servidores públicos para que mirem nas nuvens, tanto as virtuais, que se impõem e transformam o mundo, como as nuvens de sonhos que dependem da atitude de cada um”, destacou a diretora-geral da Escola de Governança do Pará, Evanilza Marinho, na cerimônia de abertura.Servidora assiste às palestras oferecidas no primeiro dia da programação

O Pará conta com 122 mil servidores públicos estaduais, entre ativos, inativos e pensionistas, e o Encontro é uma das atividades destinadas à valorização desse público, buscando o aperfeiçoamento profissional e pessoal para melhoria geral do desempenho.

Para Rayssa Ribeiro, estatística na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), os temas relacionados ao mundo digital foram os que mais chamaram atenção, pois mesmo não sendo diretamente relacionados à sua área de atuação têm muito a acrescentar à rotina de trabalho. “Sempre tento me capacitar para contribuir em meu trabalho. Este ano, apesar da pandemia, não foi diferente. Já fiz mais de 10 cursos on-line este ano e me inscrevi para o Encontro de Servidores, pois acredito que conhecimento nunca é demais”, acrescentou a servidora.O evento foi aberto pela diretora-geral da Escola de Governança do Pará, Evanilza Marinho

Parcerias - O Encontro é uma realização do Governo do Pará, promovido pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA), Ministério Público de Contas dos Municípios, Assembleia Legislativa (Alepa), Ministério Público do Estado do Pará, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público de Contas do Estado, Tribunal de Justiça (TJE) e Defensoria Pública do Estado.

A programação do primeiro dia contou com as palestras “Conexões Humanas em Tempos Digitais”, ministrada por Denise Fraga, e “Viver e Sonhar em Voz Alta com Humor”, com o escritor e ator Miguel Falabella. Os servidores também participaram de três oficinas simultâneas, escolhendo o tema de sua preferência: Empoderamento de Times; Desenvolvimento de Indicadores para Avaliação de Desempenho de Servidores Públicos e Competências Digitais.

O Encontro também oferece oficinas aos participantesGlenda Santos, servidora do Ministério Público do Estado do Pará, destacou o enriquecimento para a área de recursos humanos, na qual atua. “Nós, servidores, fomos pegos de surpresa. Tivemos que rapidamente nos adaptar ao mundo virtual com novas tecnologias, trabalho remoto e rotinas às quais não estávamos acostumados”, disse Glenda, afirmando que já estava ansiosa pela programação. “Participei da primeira edição e foi maravilhoso! Este ano veio com um novo formato e achei excelente”, completou.

Segundo dia - A programação prossegue nesta sexta-feira (4), com palestras da cantora paraense Dona Onete sobre o tema “Recomeçando aos 70”, e do filósofo Luiz Felipe Pondé, que abordará o Mundo Pós-Pandemia na Perspectiva do Usuário dos Serviços Públicos.

No segundo dia de evento também haverá três oficinas, abordando os temas “Labhaker Legislativo”, “Futuro do Trabalho” e “Cocriação da Saúde”. Todas as palestras e oficinas de hoje ainda estão disponíveis no canal do Youtube da EGPA. (https://www.youtube.com/escoladegovernancapublicadopara).