Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Emater distribui variedade de capim de alto rendimento para produção de gado leiteiro

Iniciativa na Região do Araguaia com a variedade Embrapa BRS Capiaçu busca melhorar a alimentação dos animais e, em consequência, a produção de leite

Por Etiene Andrade (EMATER)
03/12/2020 14h32

As mudas da variedade Embrapa BRS Capiaçu foram produzidas no viveiro do escritório regional da Emater em Conceição do Araguai, na região sul estadual, e distribuídas esta semana para nove produtores de leite dos municípios de Água Azul do Norte e Bannach, municípios do sudeste paraense.

Produtores plantam as mudas Embrapa BRS Capiaçu, distribuidas pela Emater, para a melhora da criação de gado leiteiro no AraguaiaO BRS Capiaçu é um clone da espécie capim – elefante e pode chegar a mais de quatro metros de altura, sendo considerada de alto rendimento para a suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde (alimentação de gado leiteiro), além de ter um menor custo quando comparado a outros alimentos como o milho e a cana de açúcar.

Segundo o supervisor do escritório local da Emater em Conceição do Araguaia, Leandro Santos, o capiaçu melhora a alimentação dos animais e a consequentemente a produção de leite.

“Nós distribuímos essas mudas para alguns produtores da região que participam do Projeto Leite Araguaia. Eles utilizam esse capim para tratar as vacas de leite no período da seca e além de eles estarem melhorando a alimentação de seus animais, ainda conseguem multiplicar essa variedade para outras propriedades do município e região”.

O produtor Lázaro Alves é proprietário de uma chácara em Conceição do Araguaia, e já está produzindo a variedade para alimentar os seus animais e também distribuir para outros produtores.

“O capiaçu é uma boa opção e estou produzindo mudas. Comecei com 30 mudas, multipliquei e já passei para vizinhos. Para mim é a melhor opção pro gado leiteiro, é bom de massa e proteína. É ligeiro, rendoso, dá até três cortes no ano e estou dividindo muda e ajudando a crescer o Projeto Leite Araguaia''.

Entre os que receberam o capiaçu produzido na chácara de seu Lázaro está a produtora Rosiane Ramos do município de Bannach. Ela trabalha com a criação de gado leiteiro e a produção de leite há oito anos, e também está otimista com as vantagens que a nova variedade pode trazer para a alimentação das vacas.

“Faz algum tempo que agente estava querendo plantar esse capim e nos facilitou muito com ajuda da Emater doando as mudas. Nós trituramos o capim e damos para as vacas para ajudar ainda na produção do leite. Minha expectativa é melhorar nossa produção de leite produzindo nossa própria ração”, conta a produtora Rosiane.

A iniciativa de distribuir a variedade BRS Capiaçu é parte das ações para o melhoramento da produção leiteira do Projeto Leite Araguaia, uma parceria da Emater com a Secretaria de Agricultura de Conceição do Araguaia para o melhoramento da produção leiteira na região por meios de capacitações, acompanhamento e difusão de iniciativas e tecnologias.