Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTOS

Governo acelera obras de saúde e infraestrutura urbana em Santarém

As obras resultam de convênios firmados pelo Estado via Seplad, e são financiadas com recursos do FDE

Por Luana Taveira (COSANPA)
01/12/2020 19h38

Com mais obras nas áreas de saúde, infraestrutura, lazer e geração de emprego e renda. É dessa forma que os moradores de Santarém, no oeste paraense, iniciarão o ano de 2021, resultado de investimentos do Governo do Pará, por meio de convênios firmados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), via Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), que garantem as obras que estão sendo realizadas em ritmo acelerado.

Em parceria com a Prefeitura, o Estado está construindo o Hospital Materno-infantil de Santarém

A titular da Seplad, Hana Ghassan, juntamente com a secretária adjunta de Recursos Especiais, Renata Mirella, engenheiros da Secretaria, e o secretário regional do Oeste, Henderson Pinto, realizaram visita técnica às obras. O FDE visa fomentar o desenvolvimento contínuo do Estado, por meio de financiamentos de programas e projetos, nos setores público e privado, com relevantes propósitos para a economia, o que reduz desigualdades regionais e sociais, e ainda garante a competitividade dos empreendimentos econômicos já instalados, ampliando a capacidade de atrair novos investimentos, em consonância com as diretrizes do Plano Plurianual (PPA).

Pavimentação e orla - Entre os projetos em andamento em Santarém há a urbanização e pavimentação em seis bairros da sede municipal, contemplando 16 vias, que totalizam 8,5 km de asfalto, beneficiando motoristas e pedestres.

Com 1,64 km de extensão, a orla de Santarém passa por total reconstrução. A nova estrutura vai contar com seis piers, onde as embarcações de comerciantes e pescadores poderão ser atracadas, além de quiosques, bancos, iluminação, guarda-corpo e revestimento do piso, oferecendo lazer com segurança aos que residem às proximidades e aos visitantes. 

A orla será entregue no início de 2021, com mais espaço de lazer e diversão, além de beneficiar os que trabalham em seu entorno.

Os investimentos estão concretizando a urbanização e pavimentação de 16 vias, em seis bairros da sede municipal

Hospital Materno Infantil – Os investimentos também incluem a construção do Hospital Materno-infantil de Santarém, em parceria com a Prefeitura local. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2021. 

A unidade de saúde vai ofertar 85 leitos de enfermaria, contemplando clínica obstétrica (30 leitos e dois de isolamento) e pediatria (50 leitos e três de isolamento). O Hospital ficará com 121 leitos e 34 consultórios, incluindo os 36 leitos de internação intensiva (UTI/UCI e Mãe Canguru), para atender cerca de 20 municípios da região, entre os quais Juruti, Alenquer, Óbidos, Oriximiná e Curuá.

“A ação da Seplad nos municípios, com recursos do FDE, demonstra o cumprimento do planejamento traçado pela atual gestão, que trabalha de forma incessante por resultados. Visitar essas obras, e constatar que muito em breve entregaremos à população, nos deixa satisfeitos e com o anseio de fazer cada vez mais pela nossa gente”, ressaltou Hana Ghassan.

Mesmo com a crise econômica que atinge o País, desencadeada pela pandemia de Covid-19, o governo une esforços para cumprir os compromissos assumidos com a população.