Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Informe Segup I - Operação Eleições 2020 - atualizado às 8 h

Por Aline Saavedra (SECOM)
29/11/2020 09h11

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informa que a “Operação Eleições” teve início às 6 horas deste domingo (29), em Belém (Região Metropolitana) e Santarém, no oeste do Pará. Toda a operação está sendo monitorada pelo Centro Integrado de Comando e Controle, instalado nas cidades onde ocorre o 2° turno. O centro de Santarém fornece as informações ao comando estadual, por meio do Sistema Argos e, alimentado com os dados de cada região, o Centro Integrado do Estado repassa as informações ao CICC nacional pelo sistema Córtex.O Centro Integrado de Comando e Controle, instalado em Belém e Santarém, monitora toda a operação

O reforço para este segundo turno das eleições totaliza mais de 1.600 agentes de segurança pública. Atuam 1.424 agentes em Belém e 189 em Santarém. Há, ainda, o apoio de embarcações do Grupamento Fluvial.

A atuação do Departamento de Trânsito (Detran) neste domingo de eleições se dá pelo controle de equipes em campo, em Belém e Santarém, por meio da sala de comando, que identificará os fatores de risco para a segurança viária e fará, a partir daí, o controle de fluxo, interdição e desobstrução de vias, quando necessário, além do controle de acesso ao local de apuração dos votos, também caso haja necessidade.O reforço para o segundo turno das eleições municipais totaliza mais de 1.600 agentes de segurança

São seis agentes em operação no município de Santarém e dez na capital paraense. Uma redistribuição desse contingente pode ocorrer de acordo com análise da coordenação do órgão. Caso ocorra algum acidente, o município deverá ser acionado para desobstruir a via e garantir a fluidez. O Detran poderá ser acionado em situações de crime de trânsito ou que envolvam veículos oficiais. Ainda não houve registros.

Riscos - Entre as possíveis ocorrências que demandam atenção redobrada dos órgãos de segurança estão: “boca de urna”, compra de votos, ameaças, conflitos e provocações entre representantes de partidos oposicionistas, manifestações/aglomerações de eleitores nas proximidades de locais de votação, transporte irregular de eleitores (rodoviário ou fluvial), logística de deslocamento dos órgãos para locais de votação de difícil acesso, bloqueios às vias públicas etc.O Centro Integrado do Estado repassa as informações ao CICC nacional pelo sistema Córtex

Videomonitoramento - Por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop) há o videomonitoramento em tempo real dos principais corredores de veículos e pessoas, além dos principais locais de votação na RMB, utilizando209 câmeras.

Ocorrências - Nove pessoas foram detidas e conduzidas para a Superintendência da Polícia Federal, em Belém, onde estão sendo lavrados os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por crime eleitoral. Todos estavam descartando material de propaganda (santinho) de um candidato em via pública, no bairro do Jurunas, por volta de 4 horas deste domingo. Após os procedimentos serem concretizados, as nove pessoas serão liberadas.

Lei Seca - A Polícia Civil fechou e notificou na madrugada deste domingo sete bares por desobediência à portaria que trata sobre a Lei Seca no município de Belém. O responsável por um dos estabelecimentos foi conduzido à Seccional para ser lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desacato. As ocorrências foram registradas nos bairros de Nazaré, Cidade Velha, Telégrafo e Cremação.

A Segup informa que os boletins serão emitidos ao meio-dia, 15 e 19 h.