2º Festival de Bandas do Pará valoriza cena musical com transmissão pela TV e internet
Os preparativos para o 2º Festival de Bandas do Pará, promovido pela Fundação Carlos Gomes, estão em fase final. Previsto para ir ao ar entre os dias 02 e 05 de dezembro, o evento valoriza a cena musical dos municípios paraenses e os profissionais impactados pela pandemia.
O formato incluiu oficinas de música presenciais e a distância. “A Fundação Carlos Gomes, por meio de seu Instituto de Ensino, tem a missão de difundir o conhecimento musical como um todo. Então pensamos, nesse ano atípico, fazer de forma híbrida, sendo as oficinas de música presenciais com os nossos professores, respeitando todos os protocolos sanitários; e a oficina de regência de bandas com o Maestro Marcos Sadao Shirakawa online, pela plataforma Google for Education, que a Fundação conseguiu seu credenciamento gratuito”, explicou a coordenadora Maria Eugênia Pinon.
A oficina online possibilitou a participação de profissionais também de fora do Estado. “Eu acredito que o futuro do mundo será o ensino híbrido pois mesmo vivendo tempos sombrios com essa pandemia pudemos nos reinventar e levar nossa música a alcançar mais pessoas e mais lugares”, ponderou Maria Eugênia.
A abertura será realizada e transmitida ao vivo pela TV Cultura no dia 2 de dezembro, direto da Sala Ettori Bosio, sem plateia e as demais apresentações são gravadas disponibilizadas nas redes sociais e também pela Funtelpa.
O trompetista e professor Álvaro Dias se apresentará no festival. “A cada edição, o Festival tem conseguido expandir suas fronteiras, trazendo grandes apresentações musicais e fortificando a cultura musical através das bandas de música existentes em nosso Estado e, com isso, incentivando e favorecendo tantos os novos estudantes de Música quanto os mais experientes”, pontuou Álvaro.
Este ano, o evento alcançou municípios anteriormente não atendidos, como por exemplo Santa Cruz do Arari, no Marajó e que superou as expectativas em número de participantes inscritos. “Isso só reforça o compromisso que o Governo do Estado do Pará, através da Fundação Carlos Gomes tem de incentivar, capacitar e cada vez mais qualificar os músicos paraenses em todo o nosso Estado do Pará”, finalizou Álvaro.
Programação:
02.12.2020 – Concerto de Abertura – 19h30
Transmissão ao vivo TV Cultura
Quinteto de Metais
03.12.2020 - Grupo de Trompetes de Pernambuco – 19h30
Transmissão TV Cultura e canal do Youtube da FCG
04.12.2020 - Concerto com Grupos Artísticos da FCG - 19h30
Metal Pará, Quarteto de Saxofone, Metal Trombones
Quinteto de Sopros da FCG e Quinteto de Metais do Bacharelado
Transmissão TV Cultura e canal do Youtube da FCG
05.12.2020 – Concerto de Encerramento - 19h30
Grupo de Metais e Banda Sinfônica Vale Música
Transmissão TV Cultura e canal do Youtube da FCG