Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

2º Festival de Bandas do Pará valoriza cena musical com transmissão pela TV e internet

Por Dayane Baía (ARCON)
27/11/2020 16h53

Os preparativos para o 2º Festival de Bandas do Pará, promovido pela Fundação Carlos Gomes, estão em fase final. Previsto para ir ao ar entre os dias 02 e 05 de dezembro, o evento valoriza a cena musical dos municípios paraenses e os profissionais impactados pela pandemia. 

O formato incluiu oficinas de música presenciais e a distância. “A Fundação Carlos Gomes, por meio de seu Instituto de Ensino, tem a missão de difundir o conhecimento musical como um todo. Então pensamos, nesse ano atípico, fazer de forma híbrida, sendo as oficinas de música presenciais com os nossos professores, respeitando todos os protocolos sanitários; e a oficina de regência de bandas com o Maestro Marcos Sadao Shirakawa online, pela plataforma Google for Education, que a Fundação conseguiu seu credenciamento gratuito”, explicou a coordenadora Maria Eugênia Pinon.

A oficina online possibilitou a participação de profissionais também de fora do Estado. “Eu acredito que o futuro do mundo será o ensino híbrido pois mesmo vivendo tempos sombrios com essa pandemia pudemos nos reinventar e levar nossa música a alcançar mais pessoas e mais lugares”, ponderou Maria Eugênia.

A abertura será realizada e transmitida ao vivo pela TV Cultura no dia 2 de dezembro, direto da Sala Ettori Bosio, sem plateia e as demais apresentações são gravadas disponibilizadas nas redes sociais e também pela Funtelpa.

O trompetista e professor Álvaro Dias se apresentará no festival. “A cada edição, o Festival tem conseguido expandir suas fronteiras, trazendo grandes apresentações musicais e fortificando a cultura musical através das bandas de música existentes em nosso Estado e, com isso, incentivando e favorecendo tantos os novos estudantes de Música quanto os mais experientes”, pontuou Álvaro.

Este ano, o evento alcançou municípios anteriormente não atendidos, como por exemplo Santa Cruz do Arari, no Marajó e que superou as expectativas em número de participantes inscritos. “Isso só reforça o compromisso que o Governo do Estado do Pará, através da Fundação Carlos Gomes tem de incentivar, capacitar e cada vez mais qualificar os músicos paraenses em todo o nosso Estado do Pará”, finalizou Álvaro.

Programação:

02.12.2020 – Concerto de Abertura – 19h30 

                      Transmissão ao vivo TV Cultura

                      Quinteto de Metais


03.12.2020 -  Grupo de Trompetes de Pernambuco – 19h30 

                       Transmissão TV Cultura e canal do Youtube da FCG


04.12.2020 -   Concerto com Grupos Artísticos da FCG - 19h30

                       Metal Pará, Quarteto de Saxofone, Metal Trombones 

                       Quinteto de Sopros da FCG e Quinteto de Metais do Bacharelado

                       Transmissão TV Cultura e canal do Youtube da FCG


05.12.2020 – Concerto de Encerramento - 19h30

                       Grupo de Metais e Banda Sinfônica Vale Música

                       Transmissão TV Cultura e canal do Youtube da FCG