Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Sespa alerta para o papel da população no combate à dengue, zika e chikungunya

Evitar a proliferação do mosquito vetor, com limpeza e outros cuidados, é essencial para reduzir os casos das doenças, que podem levar à morte

Por Carol Menezes (SECOM)
26/11/2020 22h27

No Pará, a atenção com os cuidados na pandemia de Covid-19 se soma à preocupação com a chegada do período chuvoso, em função de outras três doenças graves e que também podem deixar sequelas: dengue, zika e chikungunya. E no combate ao mosquito Aedes aegypt, transmissor das doenças, a conscientização da população, que deve ser o principal agente nas estratégias de prevenção, torna-se mais importante, já que justamente por causa da crise sanitária mundial algumas ações presenciais de saúde destinadas a evitar a disseminação foram suspensas.

Aline Carneiro, chefe do Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), confirma que o trabalho ocorre durante todo o ano, sendo intensificado entre novembro e o final de junho, quando as chuvas são mais frequentes e intensas. "Também orientamos os municípios a fazerem seus planos de contingência, como preparação para um possível surto ou aumento grande do número de casos, e o Estado também faz o seu. Esse planejamento leva em consideração a epidemiologia, o controle setorial e o manejo clínico do paciente, possíveis ações de combate a serem feitas", informa.A população deve ficar atenta, já que as visitas dos agentes de saúde estão suspensas em função da pandemia

As visitas das equipes de saúde às residências para eliminar focos do mosquito vetor quase não ocorrem mais por causa da pandemia. Nesse momento, a mídia vira uma ferramenta importante no processo de orientação. Aline Carneiro reforça que é preciso, pelo menos a cada sete dias, verificar e limpar locais e plataformas onde o Aedes prolifera facilmente: piscinas, vasos com plantas, caixas d'água, lixeiras e vasilhames de água de animais domésticos, dentre outros em que há acúmulo mínimo de água.

"Mesmo que as visitas ainda estivessem ocorrendo, uma mesma casa era visitada a cada dois meses. Então, as pessoas é que precisam assumir esse cuidado tão importante, que dá tão pouco trabalho. Dura cerca de dez minutos a verificação", reitera a chefe do PECD.

Números e cuidados - De acordo com dados da Sespa, em 2019 houve 2.008 casos de dengue, contra 1.753 em 2020, até agora; 2.292 casos de chikungunya, um número bem maior que as 148 ocorrências já registradas neste ano, e 39 de zika, que em 2020 já registra 159 casos.

Conservar a caixa d’água, tonéis e barris de água bem fechados; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada; não deixar água acumulada sobre a laje, manter garrafas com a boca virada para baixo; acondicionar pneus em locais cobertos; proteger ralos sem tampa com telas finas, encher pratinhos de vasos com areia até a borda e lavá-los uma vez por semana são algumas das medidas recomendadas pela Sespa.

Entre as ações realizadas pela Secretaria neste ano estão a elaboração do Plano de Contingência Estadual de Dengue, Chikungunya e Zika vírus 2020; divulgação mensal do informe epidemiológico das três doenças; participação na videoconferência com técnicos do Ministério da Saúde no dia 16 de janeiro de 2020 e participação na capacitação sobre novo adulticida Cielo® no dia 30 de janeiro, em Brasília (DF).

Sinais e sintomas - Os principais sinais e sintomas da dengue são: febre alta, dor na cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite, manchas e erupções na pele, principalmente na região do tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tontura, indisposição e extremo cansaço, e dores no corpo, ossos, articulações e abdômen.

O vírus da zika causa febre baixa, dor nas articulações, dores musculares, na cabeça e atrás dos olhos, conjuntivite, erupções cutâneas avermelhadas que podem coçar, dor abdominal, diarreia, constipação e pequenas úlceras na mucosa oral, que são sinais e sintomas pouco comuns.

Os principais sinais e sintomas de chikungunya são febre, dor incapacitante nas articulações, dor nas costas, erupções cutâneas, fadiga, náuseas, vômitos, dores na cabeça e musculares (mialgias).

Serviço: Pessoas com sinais e sintomas dessas doenças devem procurar atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima, pois o quadro pode se agravar e levar à morte.